O trabalho voluntário em Petrolina vem estimulando a participação social ao promover cidadania e solidariedade. Por meio do Transforma Petrolina, programa criado pela Lei Municipal nº 3.379/2021, essas iniciativas fortalecem a rede de instituições sociais voltadas à defesa dos direitos humanos e vem incentivando, de forma permanente, a prática do voluntariado entre profissionais, estudantes, empresas parceiras, universidades e outros segmentos da comunidade.
Graças à Lei Municipal, o Transforma Petrolina busca caminhos para encontrar soluções sociais em favor das instituições que atendem populações com menor acesso aos bens e serviços; entidades que acolhem idosos; centros que atendem pessoas em tratamento contra dependência química; associações que trabalham com pessoas em situação de rua; ONGs da causa animal; entre tantas outras entidades.
Os voluntários que participam de forma contínua ou periódica, tanto das ações quanto da rotina dessas instituições, têm direito ao certificado emitido pela plataforma do Transforma Petrolina. Esse documento agrega novas habilidades ao currículo social do voluntário e ainda garante benefícios como critério de desempate para qualquer pessoa em concursos públicos do município e dispensa remunerada (exclusivamente para funcionários da prefeitura que cumprirem 10 horas de voluntariado).
“Nosso objetivo é que a população compreenda e abrace, cada vez mais, a Lei do Voluntariado em nossa cidade. Uma lei que valoriza o trabalho das instituições e que incentiva todos os dias a prática do voluntariado“, destaca a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, primeira-dama Alinne Durando.