Mantendo a tradição desta época do ano, o bloco ‘A Tabacaria’ levou paras as ruas de Salgueiro (PE), no Sertão Central, muitas cores, brilho e sons no último domingo (8). Com os músicos das orquestras Cultura Pernambucana, Imperial e do Maestro Paixão liderando o frevo, os passistas da Cia Soul Dance, o Maracatu Estrela Brilhante, de Igarassu (PE), Um Bloco em Poesia, do Recife (PE) e o Boi Maracatu de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, esquentaram os foliões no cortejo que saiu da Praça Operação Guararapes, no bairro Bomba.
Na comissão de frente estava o homenageado da folia 2015, Carlos Veras, mais conhecido como ‘Carlito’. Fantasiado de Capitão Gancho e acompanhado da esposa Edna Cristina – uma pirata -, o advogado é famoso por nunca ter passado a festa momesca fora da cidade. “É no Carnaval de Salgueiro que eu encontro alegria, amizade, paz, amor e muito frevo”, afirmou.
Nos pés da estátua do Cristo Redentor, o principal organizador da troça, o médico olindense Radson Dias, declamou um trecho do poema de Fernando Pessoa, que deu origem à Tabacaria. “Eu me sinto em casa. Esse bloco começou com um grupo de poesias e já existe há 15 anos. Começou devagarzinho e cada vez cresce mais”, comemorou.
Conscientização
O momento também foi de fazer campanha pelo fim da violência contra as mulheres. A mobilização, organizada pela Coordenadoria da Mulher de Salgueiro, trazia o tema ‘Violência contra a mulher é coisa de outros Carnavais’ e contou com a presença da coordenadora regional da pasta em Pernambuco, Isabel Cristina dos Santos.
“Aproveitamos a concentração de pessoas para reafirmar que a violência contra a mulher é crime e mostrar os meios que ela tem de se proteger, a exemplo da Lei Maria da Penha. Além disso, o governo do estado oferece apoio às vítimas e aos filhos menores de 18 anos que sofrem risco de vida”, explicou. O prefeito Marcones Libório de Sá e a primeira-dama Valdívia Sá também estiveram presentes na prévia que, tradicionalmente, acontece no segundo domingo de fevereiro, antecedendo a folia. As informações são da assessoria da PMS. (fotos/divulgação)
Isso é muito triste,a cidade mais parece uma cidade fantasma onde só existe lixo,mato,e esgoto e estourado, de ponta a ponta cidade é um buraco só,e esse palhaço ainda fala em carnaval,para se ter uma ideia do carnaval de salgueiro os Blocos estão recebendo de cinquenta a cem reais de ajuda para desfilar no carnaval,sem dúvida é o pior prefeito de todos os tempos.Salgueiro tem vergonha do Prefeito que tem.
comissão de frente os lambe lambe e come come. sai prefeito.