Em Curaçá, no norte da Bahia o réveillon da população será marcado por uma das manifestações culturais mais conhecidas do Estado: a Marujada. Os preparativos começaram desde a noite da última terça-feira (26), com os ensaios em frente à casa de Mãe Sergia, na Praça Raul Coelho. Os marujos são orientados sobre o que vestir, aprendendo os passos da dança que em fileira vão colorir as ruas da cidade.
Na noite do dia 30, centenas de fieis começarão a se deslocar até a Praça Raul Coelho para participar da missa que encerra o novenário de São Benedito e, mais tarde, fazer a tradicional procissão do santo pelas principais ruas de Curaçá.
Um ‘mar’ de velas e pessoas de todas as idades, reverenciando um dos padroeiros do município, homenageado na penúltima noite do ano, mobiliza toda a cidade.
A Marujada, comemorada no dia 31, se inicia em um ponto a beira do rio. Com seus trajes brancos repletos de fitas e cores, eles saem antes mesmo do nascer do sol, em passeio ecológico pelo São Francisco até a chegada na orla da cidade, onde são recebidos por uma queima de fogos e dezenas de pessoas, religiosos e turistas que, todos os anos, prestigiam a tradição. Durante todo o dia, a Marujada é o assunto mais comentado na cidade. Inclusive vários jornalistas e meios de comunicação ajudam a divulgar um dos mais importantes expoentes da cultura curaçaense para o mundo.
Encerramento
Encerrando os festejos dos padroeiros, é a vez de homenagear o Bom Jesus em uma procissão que acontece na noite de 1º de janeiro, para celebrar ainda mais, uma vez que, no decorrer do ano, dezenas de outras expressões culturais irão ocorrer como parte da identidade desse povo. As informações são da assessoria da prefeitura. (Foto/arquivo divulgação)