Clamor antigo da população de Juazeiro (BA) a travessia urbana dá mais um passo para virar finalmente uma realidade. A prefeita Suzana Ramos comemorou na manhã desta terça-feira (14), o anúncio da conclusão do processo de licitação para execução da obra.
O anúncio foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que informou ainda que o processo agora está em fase de solicitação de empenho para assinatura do contrato e posterior mobilização da empresa para início dos serviços.
Em outubro de 2021, Suzana participou de uma reunião na sede do DNIT, em Salvador (BA), onde recebeu a notícia da confirmação da abertura dos processos licitatórios no mês de novembro e a contratação da obra ainda em dezembro. Já em 30 de março de 2022, ela recebeu em Juazeiro o então ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que anunciou a fase de conclusão do projeto e o início da licitação para maio. Logo após, a prefeita esteve na Superintendência Regional do DNIT, na capital baiana, para acompanhar o andamento do processo para as obras.
Em 14 de dezembro passado, o deputado federal Adolfo Viana e o estadual Jordávio Ramos conquistaram R$ 53 milhões para dar início às obras. O recurso foi garantido no orçamento de 2023 e assegurado pelo senador relator do orçamento, Marcelo Castro, após uma reunião em Brasília (DF), entre o senador e os deputados. A obra possui um orçamento de quase R$160 milhões, e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Após receber a confirmação da continuidade do processo de retomada da obra, dada pelo presidente da república, Lula, e a informação do DNIT, Suzana comemorou o avanço do processo e relembrou todo seu empenho para a retomada das obras.
“Os últimos dias têm sido de boas notícias para o povo de Juazeiro, primeiro foi o anúncio do presidente Lula e hoje a atualização do processo pelo DNIT. É com grande alegria que recebemos essas notícias que nos fazem lembrar de todas as lutas que travamos desde os primeiros dias de governo, quando firmamos um compromisso com o povo de Juazeiro em buscar a tão sonhada Travessia Urbana. Busquei os ministérios em Brasília (DF), para falar da nossa cidade junto com o deputado federal Adolfo Viana, e de lá pra cá tenho acompanhado diariamente os processos da Travessia Urbana. Essa obra que foi abandonada por muitos anos, vai sair do papel e está próxima de virar realidade e desafogar o trânsito da nossa cidade e promover outras melhorias para a população“, destacou.
A obra
O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com a ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, entre outras melhorias.
Vai levar tempo pra começar, e certamente não terminará nos proximos dois anos.
E quanto aos canais de esgoto que cortam a cidade Suzana… Vamos priorizar isso também. Já passou do tempo heim?
Um horror são os esgotos sendo despejados no rio,como vimos no rodeadouro,por exemplo
Essa conversa é velha, conversa pra boi 🐂 dormir.
Vai passar o mandato dela, vai entrar outro com a mesma história