A tão sonhada obra da Travessia Urbana de Juazeiro (BA) dá mais um passo para virar realidade. Os trilhos da antiga ferrovia que corta a BR-235 começaram a ser removidos para o alargamento da via. A remoção dos trilhos está sendo realizada pela Construtora Luiz Costa (CLC) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e marca mais uma etapa no processo para posterior início das obras da Travessia.
Segundo o DNIT, as obras devem começar em breve com a construção de dois viadutos no entroncamento do Mercado do Produtor. O canteiro de Obras da Travessia Urbana já está em fase final de conclusão.
“A antiga ferrovia é uma memória histórica para todos nós, juazeirenses, mas o sonho da Travessia Urbana é maior que qualquer fato. A remoção dos trilhos onde a via será alargada me enche de orgulho, em ver essa tão sonhada obra sair do papel, pois ela já é uma realidade. Eu estou muito feliz, pois essa será a maior obra da história de Juazeiro. A gestão municipal está empenhada em contribuir com esse sonho para nossa cidade, por isso criamos um grupo de trabalho para acompanhar e contribuir com as obras, dando celeridade à realização desse sonho“, comemorou a prefeita Suzana Ramos.
A gestora relembrou sua luta para destravar a obra, que começou desde os primeiros dias de governo, quando firmou compromisso com o povo de Juazeiro em buscar a retomada da Travessia Urbana. “Fui até os ministérios em Brasília (DF), para falar da nossa cidade, junto com o deputado federal Adolfo Viana, que destinou recursos para destravar a obra, que estava parada por irregularidades, e de lá pra cá tenho acompanhado diariamente os processos da retomada da Travessia Urbana. Agradeço também o deputado estadual Jordávio Ramos, que no finalzinho do ano passado conseguiu, junto com Adolfo Viana, R$ 53 milhões no orçamento de 2023. Essa obra que foi abandonada por muitos anos, saiu do papel e já é realidade, e vai desafogar o trânsito da nossa cidade e promover outras melhorias para a população“, lembrou Suzana.
A Travessia
A obra possui um orçamento de quase R$ 160 milhões, e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com a ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.
E, desativada, a ferrovia, passará pelo novo viaduto da cidade.
Não é só pela memória ferroviária, muito mais pela importância desse modal que leva o desenvolvimento e o progresso ao longo do seu trajeto.
Não é só pela memória ferroviária, muito mais pela importância desse modal que leva o desenvolvimento e o progresso ao longo do seu trajeto.
VER DE TREM o Brasil nos Trilhos com cidades sustentáveis pelo respeito ao trabalho das que nos antecedem e ao futuro da cidadania ativa.
Se os políticos da região tivessem alguma visão de investimento nunca que deixariam retirar esses trilhos, eles poderiam virar trem turístico no futuro. Aqui na minha região os políticos hoje choram a retirada dos trilhos n passado. E podem acreditar alguém está ganhando dinheiro com esses trilhos, eles valem muito.
Não conheço a Cidade. Mas a Ferrovia não poderia dar lugar a um VLT?
Atraso de vida. O que deveria ser feito é nova ligação rodoviária entre os dois polos urbanos. A CFN construída pelos ingleses com o nome THE GREAT LAND OF BRAZIL deveria ser intocada, como faz a ABPF no sul do país .
Ferrovia é desenvolvimento…
#salveaferroviaew
Ferrovia não podem ser desativada , sou contra .
Trocar trilhos por asfalto tem nome de burrice, ou muito interesse financeiro pelas montadoras.
Isto é para ver o retrocesso do Brasil……Mas isso e o progresso depois n reclamam de mobilidade…..Pq dão preferência para o carro
Última coisa é retirar os trilhos sim devia ser expandido uso de trem por todo Brasil mas como o sistema é corrupção para todos lados vamos destruindo o que dacerto
realmente Ferrovia é progresso nos paises mais desenvolvidos, mas aqui no Brasil, acho que somente o governador de SP, Tarcisio, está no rumo certo, dando prioridade a reformas e criações de novas linhas férreas, ao contrário destes que preferem maior número de veículos, porque provavelmente são proprietários de transportadoras de carga ou viações de ônibus..
Essa modalidade jamais deveria ser removida. Criava-se um trem turístico como forma de desenvolvimento econômico para à cidade de Juazeiro. Realmente, visão de infraestrutura desaparece totalmente em meio à falta de conhecimento geral. “Um sonho realizado”. Grandioso sonho da prefeita, apagar da história de Juazeiro à ferrovia que trouxe tanto benefício à região. Uma história tão bonita findando-se na poeira do tempo. Vários projetos se têm para às ferrovias brasileiras, mas infelizmente são esses o fim, à erradicação do progresso.
Engraçado como a mídia, o governo estadual, municipal e federal, se alegram e comemoram ao ver uma ferrovia ser arrancada para dar lugar a uma avenida para carros. Esse é o Brasil. O país do retrocesso, da perseguição, da corrupção, da falta de projetos, dos mais de 120 dias de desgoverno e que caminha a passos largos para o comunismo. Lamentável como ferroviário que sou, ver mais uma ferrovia ser apagada do mapa, por pura incompetência.
Remover os trilhos? Deveria ser o contrário com a construção/implantação de um trem turístico ligando as duas cidades Juazeiro/Petrolina com uma programação turística focada no Vale do São Francisco. Oh falta de visão desses políticos e substituir a ferroria por asfalto sinceramente é um grande retrocesso, só na Bahia mesmo e no Brasil para encontrarmos situações dessa natureza!!
Você prefrira Suzana deveria pedir rrcursos também a Ivete Sagslo folha de Juazeiro e a Daniel que está preso na Espanha por ainda muito recurso investidos nos bancos estrangeiros!
Digo Ivete Sangalo
Digo ser filha de Juazeiro
Digo por ter muitos recursos
Corrigindo
BAHIA? Esse lugar não tem mais problemas, desde 1⁰ Jan 2023 tirou o genocida que atrapalhava o meio de campo e botou um ladrão que resolve tudo prus cumpanheru.
IMBECIL OU IDIOTA É UM GOVERNANTE QUE REMOVE TRILHOS ! TRILHOS SIGNIFICAM PROGRESSO, EXEMPLO QUE DÃO OS PAÍSES DE 1° MUNDO !
Isso não.deveria.acontecer,é falta de imaginação tirar uma linha férrea pra colocar uma rodovia.
O Brasil continua andando para atrás, trocando ferrovia 🚆,por asfalto. Isso só interessa a esse governos corruptos que só pensam em arrecadar mais impostos, como IPVAs e suas respectivas taxas.
Puts morei aí ano 80 até 91 muita pobreza. Papai era pé de cana largado andei muito nesses trilhos apé. Nesse tempo a cidade era abandonada. Jorge couri era o prefeito. Passei muita fome nessa cidade. Tenho medo de voltar aí até a passeio. Moro na suécia hoje vida diferente do brasil. Talvez nunca mais volto ao brasil. Tenho medo de ser roubado e morto a tiros por um celular.
Muito triste nosso pais. Um povo que precisa de cultura ve cada vez mais nossa história sendo jogada no lixo.
Acho isso uma sacanagem isso é histórico de juazeiro foi implantado em 1853 a mais de 170 anos ai vem umas gestão acabando com a cultura de juazeiro começou com a ferroviária que fez de escola acabando com uma relíquia da história de juazeiro fica aqui meu repúdio como juazeirense. (Uma observação vamos melhorar a saúde de juazeiro pq tem postinho que a muito tempo ñ fuciona dentista veja o postinho do alto da maravilha como exemplo. )