O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu pedido de liminar da coligação da candidata Dilma Rousseff e proibiu a revista “Veja” de fazer publicidade da edição deste fim de semana. Na reportagem de capa, o doleiro Alberto Youssef afirma que Dilma e o ex-presidente Lula sabiam dos desvios na Petrobras, em processo de delação premiada. De acordo com a decisão do ministro do TSE, Admar Gonzaga, a revista Veja está proibida de utilizar rádio, televisão, outdoors e link patrocinado para divulgar a capa. A reportagem está assegurada o que não pode é promover a reportagem.
No pedido, a Coligação Força do Povo, que reúne o PT e partidos aliados, alegou que os conteúdos das matérias são “absolutamente propositais, no sentido de desconstrução do Partido dos Trabalhadores e de seus candidatos“. Sustentam ainda que a Revista está tentando interferir no processo eleitoral porque antecipou a divulgação da reportagem, na quinta-feira.
“No período eleitoral, compete a este Tribunal Superior velar pela preservação da isonomia entre os candidatos que disputam o pleito. Desse modo, ainda que a divulgação da Revista Veja apresente nítidos propósitos comerciais, os contornos de propaganda eleitoral, a meu ver, atraem a incidência da legislação eleitoral, por consubstanciar interferência indevida e grave em detrimento de uma das candidaturas“, disse o ministro no processo.
O ministro destaca ainda a antecipação da reportagem pela revista.
“Ademais, tendo em vista que a Representada antecipou em dois dias a publicidade da revista, entendo que a propagação da capa, ou do conteúdo em análise, poderá transformar a veiculação em verdadeiro panfletário de campanha, o que, a toda evidência, desborda do direito/dever de informação e da liberdade de expressão“. (Fonte: Agência o Globo)
Numa atitude de má fé, a Veja antecipou a edição da revista. Além disso, os advogados do doleiro desconhecem tal declaração. . “Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”, disse. Palavras de um dos advogados do doleiro em entrevista ao Jornal “O Globo”.
COM CERTEZA ELES SABIAM DE TUDO MESMO, NÃO VENHAM AQUI QUERER ESCONDER O QUE TA NA CARA,MAS O BRASIL TEM GENTE BURRA E SEM ESCRÚPULOS E DESSE TIPO DE GENTE QUE O POVO PRINCIPALMENTE OS ANALFABETOS GOSTAM