A 6ª edição da Meia Maratona da Fruticultura Irrigada de Petrolina acontecerá neste domingo (5), a partir das 7h, em clima de muita expectativa em torno dos atletas regionais. Com premiação de mais de R$ 100 mil, a competição – realizada no Lote 275 do N-3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – promete bater o recorde de público e de participação de atletas de elite. São mais de 1.500 corredores inscritos para as provas de 7 km e 21 km. A entrega dos kits será neste sábado (4), no River Shopping, das 13h às 20h.
“A prova deste ano promete superar todas as outras edições. Teremos uma competição com um nível técnico altíssimo, com a participação de cerca de 50 atletas de elite de várias partes do Brasil. É uma prova que tem um conceito diferente, pois trazemos os corredores e o público para dentro da área irrigada, para que possam ver onde acontece a produção de frutas da nossa região. Além disso, na arena de chegada teremos uma bela confraternização com muito forró, caldo de cana, água de coco e muitas outras coisas que fazem parte da nossa cultura”, destaca o coordenador da prova, Marciano Barros.
Outro grande atrativo do evento é a diversidade de premiações. Além da premiação geral, a competição também vai valorizar os cinco primeiros colocados nas categorias pratas da casa, pessoas com deficiência, pessoas com deficiência muletante e atletas por faixa de idade (a cada 5 anos).
Origem
A prova foi criada em 2017 pelo agricultor e atleta José Moisés Bezerra, também conhecido como ‘Zé Caruaru’. Inicialmente, o evento era apenas um treino realizado em sua propriedade rural para finalizar o trabalho de base da Associação Petrolinense de Atletismo (APA). No entanto, devido à grande demanda de pessoas interessadas em participar, ele decidiu transformar a atividade em uma competição oficial.