Com números relacionados ao turismo em constante crescimento, o Governo Raquel Lyra, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) comemora o trabalho realizado em 2023: desde junho deste ano, o aeroporto internacional do Recife registra recordes no recebimento de turistas. No Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, só para o mês de dezembro, chegam a Pernambuco 7.020 voos, número quase 9% maior do que o mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Este incremento é consequência de uma série de ações na implantação de políticas públicas e ações para o setor: as Câmaras Temáticas de Turismo de Aventura e de Turismo Religioso foram um avanço do Conselho Estadual de Turismo na construção de governança para cada segmento. Além disso, a Setur avançou em várias obras sob o guarda-chuva da pasta, como a reforma da Praça de Boa Viagem, no Recife, e intervenções de infraestrutura em todo o Estado.
O IBGE atesta que os serviços ligados ao turismo tiveram um crescimento médio de receita nominal de 20% até setembro de 2023. Os dados também se refletem na rede hoteleira, que tem registrado altos índices nas hospedagens durante os feriados e com alta expectativa para a temporada de verão.
“Os resultados deste ano são fruto do empenho dos colaboradores da Secretaria de Turismo e Lazer, da Empetur, e de todos os que estão trabalhando para consolidar o turismo como um dos principais motores da economia de Pernambuco. A partir de agora, é continuar seguindo todas as orientações da governadora Raquel Lyra, para prosseguir na mudança que nosso Estado escolheu”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
De janeiro a novembro deste ano, a Empetur tem realizado treinamentos com agentes e operadores de viagens para que eles possam “vender” Pernambuco da melhor forma para os turistas. Foram mais de 11 mil profissionais capacitados em mais de 30 feiras, eventos e roadshows nacionais e internacionais. Destinos de praia, destacando o litoral Norte, Sul e Fernando de Noronha, além do interior do Estado, com a variedade de opções turísticas “naturalmente incríveis” foram o foco para as capacitações.
Estímulo
De acordo com Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o estímulo para o crescimento do turismo precisa começar com quem está ponta do processo de venda: os agentes de viagens. “Entender o que faz um viajante escolher o seu destino nos ajuda a criar estratégias mais assertivas na hora de vender Pernambuco para os turistas. Por isso, focamos em treinamentos com quem está em contato direto com o público”.