Turismo rural pode ser ótimo nicho econômico para semiárido sanfraciscano

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2017 às 21:42

Nicho econômico a ser explorado na região, o turismo rural será um dos principais temas de mais uma edição da SemiáridoShow 2017, que começará na próxima terça-feira (7) em Petrolina. A feira é aberta ao público e acontecerá em uma área da Embrapa, localizada na BR-428, Km 152, zona rural da cidade.

O turismo rural como opção de ocupação e renda no semiárido será debatido na quarta (8), das 8h30 ao meio-dia, no auditório Macambira. O objetivo é fomentar a estruturação da atividade que tem potencial para promover mudanças expressivas na qualidade de vida, na conservação do meio ambiente e estimular o empreendedorismo individual ou comunitário.

Uma das organizadoras do evento, Gislane Gava, professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) explica que a Caatinga, bioma exclusivo do Brasil, “tem aspectos naturais, históricos e culturais muito originais que, por si sós, têm vasto apelo turístico”.

Atualmente são vários os roteiros espalhados pelas áreas rurais da região que atraem visitantes vindos de diferentes Estados do país e até do exterior, em busca de bens e serviços agrícolas. “Esse é um turismo que põe as pessoas em contato direto com atividades rurais e os usos e costumes da população local”, diz Nadja de Araújo Batista, que atua há mais de 20 anos como guia de turismo no Submédio do Vale do São Francisco.

De maneira geral, uma forma de proporcionar esses encontros são os passeios pelas “surpreendentes” e variadas “indústrias caseiras” comandadas por hábeis cozinheiros (as) que, não poucas vezes, processam artesanalmente queijos frescos, doces e manteigas, com base em receitas experimentadas por gerações de uma mesma família, além da saborosa gastronomia regional. Outro diferencial é a cultura popular e suas festas tradicionais, que de forma genuína podem ser vivenciadas pelos visitantes.

De acordo com Gilberto Pires, técnico da Embrapa Semiárido, o tema do seminário foi escolhido inspirado na decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Rural e solicitou a sua discussão em eventos de grandes proporções.

Crescimento

A Organização Mundial do Turismo estima que, atualmente, pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o turismo rural. Prevê também que o crescimento anual de aproximadamente 6% denota uma nova tendência global, onde o turista, ao viajar, deixa de ser mero expectador para vivenciar experiências que levam a ter maior inserção no meio rural, um contato mais personalizado e, sempre que possível, uma participação nas atividades desenvolvidas, nos usos e costumes de vida da população do campo, explica Gislane.

Para o seminário é esperada a presença de agricultores, empresários instituições de desenvolvimento e fomento, organizações governamentais e ONGs, estudantes e profissionais das áreas agrárias de administração, turismo, hotelaria, gastronomia. além de empreendedores potenciais e profissionais interessados sobre o tema. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários