A cidade de Uauá, conhecida como a Capital do Bode, foi palco da entrega de 87 títulos de terra em benefício de agricultores familiares do município. Os documentos representam segurança jurídica, facilitam a sucessão rural e abrem caminho para o acesso a crédito em instituições financeiras, fortalecendo a infraestrutura e impulsionando as atividades produtivas. O evento teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues e várias autoridades.
Maria dos Reis Alves de Oliveira, residente da comunidade de Curundundun e uma das beneficiárias, expressou sua tranquilidade ao receber o documento. Com o título em mãos, ela tem a garantia de posse da terra onde cria ovelhas e porcos, garantindo sua subsistência.
A iniciativa é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), no âmbito do Projeto ‘Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo’. A entrega dos títulos registrados em cartório é viabilizada em parceria com os Consórcios Públicos e a Associação de Registradores de Imóveis (Ariba).
Márcio Ferreira da Costa, também agricultor familiar da comunidade de Curundundun, expressou sua felicidade ao receber o título. Para ele, “o documento traz segurança para as terras, evitando invasões”. Ele cria caprinos, ovinos e comercializa, o que contribui para sua renda.
Mercado Municipal
Durante a solenidade da entrega dos títulos, Jerônimo Rodrigues anunciou a reforma e ampliação do mercado municipal. O projeto visa a fortalecer a economia local e proporcionar melhores condições para os comerciantes e moradores da cidade.