A União Brasileira dos Estudantes (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) protocolaram uma notificação ao Ministério da Educação (MEC) solicitando esclarecimentos sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A reivindicação das entidades é para que o MEC divulgue de maneira transparente os critérios de correção das provas e da redação.
As medidas foram tomadas após milhares de denúncias sobre erros na nota das redações, em que os estudantes relataram terem sido muito abaixo do esperado. Caso o Ministério não responda em 24 horas, as entidades entrarão com uma ação judicial para manter as inscrições do Sisu abertas até que haja resposta sobre as notas.
Para as entidades, o Enem 2020 foi marcado por turbulência desde o início e ações judiciais foram movidas em outros momentos: duas vezes para alteração da data de realização, devido ao grave momento de crise de saúde e estágio da pandemia no país e outra sobre os protocolos sanitários para garantir segurança aos estudantes.
As entidades afirmam que, caso haja erros na correção, os programas de acesso à universidade e vestibulares que utilizam a nota serão totalmente impactados, afetando toda uma geração que inicia o ensino superior.