Até as 11h desta sexta-feira (23), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 8.009.547 candidatos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela prova. O prazo para fazer a inscrição termina às 23h59 e não será prorrogado. As inscrições devem ser feitas no site oficial do exame.
O número de inscritos se aproxima da previsão inicial do Inep, de 8,2 milhões de candidatos. Após o prazo, os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta-feira (28). A taxa de inscrição custa R$ 35. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.
Somente após o fim do prazo para o pagamento é que o Inep divulga o número final de inscritos e aptos para fazer a prova. Em 2013, por exemplo, 7,8 milhões fizeram a inscrição, mas como muita gente não pagou a taxa, no final 7,1 milhões de candidatos estavam aptos para a prova. E mais de 5 milhões efetivamente fizeram o Enem nos dias de exame.
Até o momento, São Paulo é o estado com o maior número de estudantes no Enem 2014: 1.235.750 inscrições. O exame deverá ser usado pelas 115 universidades federais brasileiras para acesso a cursos de graduação. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site enem.inep.gov.br. (Fonte: G1)