Um ano para se esquecer

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2009 às 07:23

tempoQuem chegou ao final da sessão de segunda feira na Câmara de Vereadores de Petrolina poderia imaginar um clima de auto-estima e muita harmonia. Os discursos eram emocionados e acalentadores. Era o sentimento do dever cumprido.

Mas não foi bem assim. Aliás, esse ano no legislativo municipal foi um ano para se esquecer.

A Câmara como poder fiscalizador, se comportou muito mais como a extensão do executivo. Um braço do governo municipal.

Ali se aprovou tudo que desejou mesmo o prefeito, em tese, tendo apenas dois vereadores em sua bancada. Isso sem falar no líder da oposição (Major Enfermeiro, PTC), da vereadora do Partido dos Trabalhadores (Cristina Costa) apoiarem tudo junto aos demais.

Na última sessão até os críticos contumazes Alvorlande Cruz (PTC) e Osinaldo Souza (PSB) votaram com executivo. Foi o enterro definitivo da oposição.

É claro que tem que se votar em projetos de interesse da comunidade de olhos fechados e ai não importa se é aliado ou não, amigo ou não. É ter responsabilidade com a cidade.

Na última sessão a câmara aprovou (como tudo que se manda pra lá) projeto que joga para o próximo mandato a dívida junto ao BNDES. A dívida agora vai até 2015.

Se o prefeito Júlio Lóssio se reeleger ta tudo combinado, mas caso não seja assim, o próximo prefeito já tem isso na mão antes mesmo de se candidatar. E a votação de ontem foi unânime.

Até as explicações e solicitações para a prefeitura, como a lista e salários dos funcionários do Hospital de Traumas nunca chegaram. E fica por isso mesmo, exatamente como a convocação do prefeito para falar sobre o lixo.

Audiências Públicas improdutivas e pirotecnia não ajudam em nada. Só enganam o cidadão.

O que se espera da Câmara de Vereadores é um Poder Legislativo responsável e forte e não apenas que aceite candidamente às ordens do executivo.

Um ano para se esquecer

  1. jorge disse:

    Enquanto perdurar o poder econômico como fator decisivo eleitoral , sem observação por parte da sociedade da incoerência entre discurso e o exercício do mandato, nada mudará… Os vereadores votam conforme seus próprios interesses ! Assim foi , assim será !
    Com isso, podemos compreender esse alinhamento automático da Câmara ” enquanto poder idependente” , gerando em todos os níveis distorções como o que há pouco ocorreu na Câmara Legislativa em Brasília DF ! A votação do PDOT – regularização de terrenos ! Custou aos cofres públicos, a média de 430 mil reais (propina, tôco,comissão,caixa 2 !) por deputado distrital, segundo a imprensa local ! Quanto custa aprovações a fora em nossos 5.561 municípios brasileiros ?
    Como é cara nossa democracia eleitoral e tão pouco representativa ….

  2. SANDRO SANTOS - (??)Um ano para se esquecer?P Q? disse:

    Confesso que como blogueiro assíduo deste canal não entendi o que o nobre reporter quis ou quer enfatizar nessa,quando posta essa reportagem logo com o título:
    ” Um ano para se esquecer”
    Aí segue com citações como as 04 que seguem destacadas abaixo,das quais nos deixa sem entender pois justamente esse espaço que noticiou o ano todo CAOS da adm de Lóssio,recordo inclusive uma excelente análise que foi muito bem feita,sugerindo altivez,e coragem para promover mudanças na sua amadora equipe,sobre pena de regredir Petrolina,e sendo assim um governo verde,sem rumo,como conseguiu ao final liquidar a oposição?,como é citado,será que esses vereadores que tem seus nomes citados não votaram tendo como fim os princípios da justiça e da razão?,pois independente de ser oposição,os edis foram eleitos para legislarem e não emperrarem,pois a própria materia,como destaquei na citação 4) que destaco,ela depois de desqualificar o poder ligislativo,minimizando seu papel como apenas de fiscal!; Minimizando posições firmes e coerentes de vereadores citados,aí reconhece que o papel dos edis é….(…).”É ter responsabilidade com a cidade.”

    1)_”A Câmara como poder fiscalizador, se comportou muito mais como a extensão do executivo. Um braço do governo municipal.”;

    2) _ Ali se aprovou tudo que desejou mesmo o prefeito, em tese, tendo apenas dois vereadores em sua bancada. Isso sem falar no líder da oposição (Major Enfermeiro, PTC), da vereadora do Partido dos Trabalhadores (Cristina Costa) apoiarem tudo junto aos demais.”

    3)_ “Na última sessão até os críticos costumasses Alvorlande Cruz (PTC) e Osinaldo Souza (PSB) votaram com executivo. Foi o enterro definitivo da oposição.”

    4)_ “É claro que tem que se votar em projetos de interesse da comunidade de olhos fechados e ai não importa se é aliado ou não, amigo ou não. É ter responsabilidade com a cidade.”

    Ora! não resta dúvidas que Petrolina,tem NORRAL e merece muito mais no que se trata de açõesPÚBLICAS voltadas para seu povo, em 12 meses de um ano,mas o próprio povo oPTou por um EXECUTIVO, que precisava,espero que não precise mais,AMADURECER…,a camara embora tenha sido um braço,até por que nesta conjuntura seria natural,pois se o executivo não tem conhecimento,ERA VERDE,os experientes vereadores,às vezes na angustia terminaram e é louvável levando os reclames da poulação e serve ou serviu para a gestão ir direto na correção,e sabemos que:” povo é povo”,memoria curta…Xia,Xia,mais resolveu! acabou tempo ruim,esquece logo,logo.
    Em fim,esperamos em 2010 continuarmos ancorando – nos nas notícias imparciais do blog que o mesmo continue com o brilhante trabalho jornalistico.

  3. Horácio disse:

    Falar que as audiências públicas enganam o cidadã….. Acho a avaliação do blog equivocada, embora respeite sua opinião.

  4. Chico santos. disse:

    FOI LAMENTAVEL, O COMPORTAMENTO DE ALGUNS,
    VEREADORES , QUE SE DISSIAM OPOSIÇÂO,
    VOTARAM EM TUDO QUE FOI ENVIADO, PELO
    EXECUTIVO, DESCEU PELA GARGANTA,
    UMA PREFEITURA OBSCURA , CHEIA DE MISTERIO,
    MAS COM O APOIO DA CASA PLINIO AMORIM,
    MUITO TRISTE , O QUE HOUVE? MISTÈRIOS…….
    PARABÈNS AO EXECUTIVO , QUE , AMPLIOU
    À PREFEITURA ATÈ A CAMARÂ………
    DESEJAMOS UMA CAMARÂ , MAIS ATENTA , MAIS
    LIGADA, MAIS ATUANTE EM 2010!!!!!!!!!!.

  5. Fernando disse:

    Um ano para ser lembrado. O povo agora sabe que é possível se administrar um município, mesmo tendo os governos do Estado de Pernambuco e da União totalmente contras; tendo infelizmente os nossos parlamentares agido com a intenção manifesta de querer prejudicar Petrolina, no intuito de atingir o Prefeito, quando na verdade o único prejudicado nesta história é o povo de Petrolina. Assim, temos um anos para lembrar, um ano em que Petrolina sozinha enfrentou com brilho e força tudo e todos. Deus há de abençoar esta cidade para que superemos 2010, que será também um anos de forte oposição, e em 2011 teremos a redenção.

  6. antonio Sá disse:

    Engraçado ! se os nobres vereadores votam contram é porque são oposição irresponsável,se votam a favor são mercenários,então o que restam aos nobres vereadores.Se eles votam a favor é preciso saber o que votaram antes de mais nada,só porque favoreçe o executivo não quer dizer que estão sendo displicentes com a sua obrigação de fiscalizar e cobrar.

    Um abraço a todos

  7. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    UM ANO PRA LEMBRAR e nao votar na candidata de Lula e Eduardo Campos, uma vez que esses dois abandonaram Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários