Outra autoridade política de Petrolina a se manifestar sobre a morte de Marco Maciel, neste sábado (12), foi o vereador César Durando (DEM), que o considerava um amigo. “Marco Maciel foi um grande líder que ajudou o Brasil, Pernambuco e Petrolina. Verdadeiro vocacionado para a vida pública. Grande exemplo de probidade, honestidade, trabalho e humildade. Vá em paz Marco de Pernambuco!“, disse César, por meio de uma nota de pesar.
Maciel estava internado em Brasília (DF), desde o último dia 29 de março. Segundo a equipe médica, ele faleceu em virtude de “um quadro infeccioso respiratório”. Em 2014 o político foi diagnosticado com Mal de Alzheimer – doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes.
Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador e serviu como o 22º vice-presidente da República, de 1995 a 2003. Exerceu o cargo de senador de 2003 até 2011; foi professor de Direito Internacional Público da Universidade Católica de Pernambuco (licenciado); presidente da Câmara dos Deputados (1977–1979); e ministro de Estado da Educação e Cultura (1985–1986).