O Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Colegiado de Engenharia Civil da Univasf e a Comissão de Patrimônio e Memória do Conselho Municipal de Cultura, promoverá nesta quarta-feira (8) um seminário dedicado à proteção do patrimônio cultural de Juazeiro (BA) e seu impacto no desenvolvimento da cidade.
O evento, intitulado “A proteção ao Patrimônio Cultural e o Desenvolvimento da Cidade”, acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 14h. A programação inclui debates sobre a legislação e práticas de preservação, a atuação do Ministério Público na tutela do patrimônio arquitetônico-cultural e o papel do patrimônio como fator de desenvolvimento urbano.
Além dos debates, o evento marca a abertura da exposição fotográfica “As Faces dos Artífices”, organizada pela Uneb, em colaboração com o Acervo da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses. A mostra apresenta imagens que retratam membros significativos da história de Juazeiro, destacando a influência desses indivíduos na vida social, política e administrativa da cidade.
Fundada em 1928, a Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses representa a união dos operários locais e desempenhou um papel fundamental na comunidade. A exposição estará aberta à visitação pública até 31 de maio, proporcionando à comunidade a oportunidade de conhecer e valorizar a rica história cultural da região.