Na segunda reportagem sobre a Associação Brasileira de Odontologia/Regional Petrolina, o destaque é a Escola de Educação Continuada (UniABO), responsável pela capacitação dos profissionais da região.
Com uma boa estrutura, a UniABO oferece periodicamente cursos de especialização, que atraem odontólogos não apenas de Petrolina, como de outras partes do Sertão e também de outros Estados.
Já passaram por lá, por exemplo, profissionais de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes e Campo Formoso (na Bahia), Araripina e Salgueiro (em Pernambuco) e Paulistana (no Piauí). Mas tem gente de mais longe ainda. É o caso de Daniele Azevedo. Natural de Natal (RN), ela mora há um ano e meio em Petrolina, onde está fazendo especialização em Prótese, um dos cursos oferecidos pela UniABO.
“Hoje é preciso a gente ter um diferencial para poder se destacar no mercado, já que há muito profissionais na minha área”, ponderou Daniele.
Ao mesmo tempo em que qualifica os odontólogos, a ABO/Regional Petrolina aproveita para prestar serviços sociais à comunidade. Na clínica integrada da escola, os profissionais praticam o que aprendem na teoria oferecendo consultas a preços módicos para a população. Tudo acompanhado pelo coordenador do curso. A procura dos pacientes é tanta, que já existe fila de espera até o ano que vem.
Segundo o coordenador da UniABO, Dr.Avelar Amador, a odontologia brasileira e mundial evolui dia a dia e a necessidade dos cirurgiões-dentistas em se reciclar tornou-se imperiosa. “Quem se formou há dez, quinze ou vinte anos conheceu uma odontologia. Hoje é outra completamente diferente”, avalia Dr.Avelar.