A Sala Vermelha da Unidade de Urgência Pediátrica (UPED) de Juazeiro (BA) está sendo reestruturada para otimizar a assistência intensiva e semi-intensiva. De acordo com a prefeitura, uma nova sala está sendo preparada para receber os cinco leitos existentes, que também passam a contar com novos equipamentos necessários para atendimentos de alta complexidade pediátrica.
Desde os primeiros meses do ano, o Brasil inteiro vem registrando um grande número de casos de síndromes respiratórias em crianças, sobretudo causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). “Estamos, desde o início deste momento endêmico, tomando medidas para minimizar os impactos da alta demanda por atendimentos na UPED. Reforçamos a escala de pediatras com a contratação de mais um profissional, e adquirimos equipamentos. Agora, estamos prestes a entregar um novo espaço, mais confortável e seguro, com equipamentos modernos e adequados para o atendimento pediátrico”, comentou o secretário de Saúde, Allan Jones.
Nova estrutura
A nova Sala Vermelha tem capacidade para cinco leitos com equipamentos de ponta para o suporte respiratório pediátrico, como monitores e respiradores. A equipe de assistência é formada por pediatras, neopediatras, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas.
Aprovação
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira, esteve na manhã desta quarta-feira (14) na UPED, junto com secretário em uma visita à unidade, e comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “O conselho vem cumprindo o seu papel de fiscalização, por isso temos acompanhado de perto a situação da unidade. Conversei com as mães e observei que elas estão seguras em relação ao comprometimento dos profissionais na assistência aos seus filhos. As medidas estão sendo tomadas, a instalação dos leitos da Sala Vermelha está adiantada e logo trará alívio para a população“, avaliou Robson.
Atenção durante os festejos juninos
O superintendente de Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael Sousa Neto, alertou sobre os cuidados para evitar infecções durante as festas juninas. “Por mais que seja um período de festividades, é importante evitar que as crianças estejam em aglomerações, especialmente os bebês, que precisam de cuidados redobrados. Lembrando que as fogueiras podem desencadear casos de asma. Manter o esquema vacinal das crianças em dia também é fundamental. Estamos empenhados em oferecer um atendimento eficiente, mas precisamos contar com a colaboração da população”, alertou Eduardo.