A Unidade Regional Sertão do São Francisco (UR) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), localizada em Juazeiro, completa 30 anos de atividades neste mês. Considerado o primeiro escritório regional na área ambiental, a UR fazia parte do Centro de Recursos Ambientais (CRA) da cidade, que tinha a função de executar a Política Estadual do Meio Ambiente, garantindo o equilíbrio entre a proteção da fauna e flora locais e o desenvolvimento para a sustentabilidade socioambiental.
“Recentemente, as Unidades Regionais foram reestruturadas para atender à população e desempenhar as suas funções de forma mais eficaz. As unidades têm atribuições específicas para licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, acompanhamento das políticas de Recursos Hídricos e gestão de Unidades de Conservação, além de prestar apoio aos municípios no desenvolvimento da gestão ambiental local, em articulação com a Sema [Secretaria do Meio Ambiente]”, explica o coordenador da UR, Walter Guerra.
A UR de Juazeiro está ligada à Coordenação de Gestão Descentralizada do Instituto. Essa Coordenação tem por finalidade promover a articulação, a gestão e a integração das URs, bem como apoiar a desconcentração e descentralização da gestão ambiental do Estado.