O projeto-piloto para destinar verba de R$ 3 mil a Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em Juazeiro foi implantado nesta quinta-feira (11), no bairro Novo Encontro, com a posse do 1º Conselho Deliberativo Local da Unidade Básica de Saúde da comunidade. O Conselho, formado por representantes das comunidades e profissionais da área, vai atuar junto ao Programa de Autonomia Financeira das Unidades de Saúde (Proafis), responsável pela administração do recurso. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
A verba mensal será usada para pequenos reparos na UBS e para garantir autonomia e mais agilidade nos atendimentos. A unidade do Novo Encontro possui duas Equipes de Saúde da Família (ESF), que atende a usuários de quatro bairros: Lomanto Júnior, Novo Encontro, Parque Centenário e Centenário.
Essa iniciativa faz parte do Programa Mais Saúde e está dentro das sete ações lançadas pelo governo municipal em outubro do ano passado, para melhorar o acesso aos serviços do setor. Estão em formação os Conselhos Deliberativos Locais dos bairros João XXIII, Alagadiço e de Maniçoba.
Segundo o secretário de Saúde, Cássio Garcia, o projeto é novo na região e no país. “Esta é a primeira das unidades que será instalada, mas gradativamente, a gestão construirá através da troca de experiências outros Conselhos Deliberativos”, disse.
O assessor da Saúde, Orlando Freire, afirmou que o programa possibilitará a resolução de “pequenos problemas sem precisar esperar o trâmite burocrático do processo licitatório“, destacou. A solenidade de posse aconteceu no Centro Comunitário do bairro Lomanto Júnior e contou com representantes da prefeitura, o presidente da Associação do bairro Lomanto Júnior e integrantes do Conselho Local. (Foto: Assessoria/divulgação)