Hemocentros de Petrolina e Juazeiro reforçam pedidos para doação de sangue na região

por Carlos Britto // 14 de junho de 2021 às 12:02

Foto: Reprodução

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (14), o Hemope em Petrolina (PE) e o Hemoba em Juazeiro (BA) reforçam os pedidos para que a população procure os homocentros e doe sangue. Segundo os órgãos, o momento atual da Covid-19 no país tem causado uma queda de mais de 30% no número de doações, em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo quando já havia a pandemia.

Em Petrolina, quem quiser colaborar deve procurar uma unidade do Hemope, na Rua Pacífico da Luz, s/nº, Centro da cidade (de frente à cadeia feminina). A coleta de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Além disso, é necessário portar um documento oficial com foto.

Em Juazeiro, é preciso seguir os mesmo critérios. A Secretaria de Saúde lembra também que as pessoas com resfriado devem aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas. Mulheres grávidas não podem ser doadoras durante a gestação e nem no período de 90 dias após parto normal, e 180 dias após cesariana. Também não devem doar durante a amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

Os doadores que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos). Para quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses, a doação não é possível e situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, é importante esperar  12 meses para doar sangue.

O Hemoba fica localizado ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários