Os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C que serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde serão destinados às gestantes do município. A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou uma capacitação para enfermeiros das unidades nesta quarta e quinta-feira (29 e 30). A aula prática foi realizada no Centro de Saúde III, bairro Angari.
Com esta capacitação, o município realiza uma das pactuações com a Rede Cegonha, que é disponibilizar nos postos de saúde os testes para todas as gestantes, incluindo também outras populações vulneráveis, como usuários com tuberculose, profissionais do sexo, caminhoneiros, usuários de drogas, moradores de rua entre outros.
A ação ainda visa a facilitar o acesso ao diagnóstico no âmbito da atenção ao pré-natal, a fim de reduzir a morbimortalidade materno-infantil do município de Juazeiro e da microrregião, otimizando os serviços na atenção básica.
Em Juazeiro, de 2010 até 30 de setembro de 2014 foram notificados e confirmados 29 casos de HIV em gestantes. De 2013 a 2014, três gestantes foram diagnosticadas com hepatite B. Em 2013 foram detectados 38 casos de sífilis em gestantes e em 2014, 29 casos. (fonte/foto: Ascom PMJ)