Médicos e enfermeiros da Unimed Vale do São Francisco (VSF) receberam capacitação em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) no último fim de semana, em Petrolina. O treinamento, realizado em parceria com o Sescoop/PE, reuniu 26 participantes e teve carga horária de 20 horas.
O curso, reconhecido pela American Heart Association (AHA), abordou emergências cardiológicas como paradas cardiorrespiratórias, arritmias graves, infarto agudo do miocárdio, edema pulmonar agudo e acidente vascular cerebral.
Os profissionais foram divididos em estações práticas, utilizando manequins e simuladores para reproduzir situações reais, aprimorando habilidades de liderança e trabalho em equipe durante atendimentos de emergência.
O cardiologista Bedson de Sá destacou a importância da atualização constante: “É um treinamento que devemos realizar, no mínimo, a cada cinco anos”. O coordenador do curso, Leonardo de Lima Leite, reforçou a eficácia do conteúdo programático, que garantiu aos aprovados a carteirinha internacional da AHA com validade de dois anos. O treinamento foi promovido pelo laboratório de emergências cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife (PE), referência no ensino de suporte avançado.