Médicos cooperados plantonistas e enfermeiros da Unimed Vale do São Francisco (VSF) participaram no último sábado (4) e domingo (5) de um curso de capacitação Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS). Realizada no auditório do Hospital Unimed de Juazeiro (BA), a qualificação – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE), American Heart Association (AHA) e a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), contou com a exibição de vídeoaulas, simulação de situações reais e discussão de casos.
A instrutora do curso e coordenadora do Hospital Neonatal Português, Ana Maria Aldin, ressaltou que a capacitação visa a melhorar os resultados de pacientes pediátricos, preparando os profissionais de saúde para efetivamente reconhecer e intervir em emergências respiratórias, estado de choque ou com parada cardiorrespiratória.
De acordo com uma das médicas participantes, a pediatra, Daniele Barreto, o curso foi muito bem avaliado pelo grupo. “Além de ser uma prática fundamental para quem trabalha em emergência, a qualificação faz toda diferença na condução do paciente grave, nos permitindo mais segurança nas condutas”, pontuou.
O presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano, avaliou positivamente o curso, evidenciando que a atualização científica faz parte do Programa de Educação Médica Continuada da cooperativa. “Estamos sempre promovendo ações de reciclagem, visando ao aprofundamento e atualização dos profissionais de saúde e um melhor atendimento para os nossos beneficiários“, concluiu.