A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai desativar temporariamente a biblioteca do Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina, após o temporal ter inundado o prédio e provocado estragos na cobertura, fiação elétrica, livros e aparelhos eletrônicos. A medida de segurança começa a valer a partir de hoje (23) e, de acordo com a instituição, o acervo será transferido para outro espaço do campus.
Por causa dos estragos, toda a estrutura de salas e auditório interligados à biblioteca também ficará interditada com o objetivo de evitar que os problemas detectados se agravem. As atividades que ocorrem no local estão suspensas por período indeterminado, mas os empréstimos de títulos serão mantidos para os alunos.
Em nota, a direção da Univasf informou estar pleiteando execução de obras junto ao Ministério da Educação (MEC) desde abril de 2019, e que na próxima segunda-feira (27) deve comunicar à comunidade acadêmica sobre o resultado desses encaminhamentos.
“Os laudos das equipes técnicas da Univasf apontam a necessidade dessas intervenções devido às condições climáticas da região que exigem soluções de cobertura, de modo a garantir a proteção das respectivas estruturas à exposição aos altos índices de insolação na maior parte do ano”, completou a nota. A instituição de ensino aguarda o repasse de R$ 964.203,63 do governo federal, com essa proposta.