Assentados e agricultores familiares tradicionais terão 38 dias – de 11 de janeiro a 17 de fevereiro deste ano – para se inscreverem no processo seletivo dos cursos de graduação de história e ciências sociais, específicos para o público da reforma agrária. Os cursos são resultados de uma parceria do Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, em formulário próprio, de acordo com as orientações e os procedimentos disponíveis no endereço http://proex.univasf.edu.br/. Os cursos para Beneficiários da Reforma Agrária ofertarão 100 vagas ao total, sendo 50 para cada graduação e serão ministrados no espaço plural da universidade na cidade de Juazeiro (BA).
As aulas dos cursos serão presenciais, mas em Regime de Alternância, composto por dois momentos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, com duração de quatro anos. A prova de seleção deste vestibular está marcada para o dia 6 de março.