Pesquisadores de vários países da América Latina estão participando de um curso na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para aprender métodos genômicos de identificação de resistência a antimicrobianos. O evento, que começou na segunda-feira (29/07), acontece no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina, e faz parte do programa do Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas da Univasf (Calango).
O curso aborda microbiologia, biologia molecular e bioinformática aplicadas à resistência antimicrobiana, reunindo palestrantes de universidades brasileiras e internacionais. A programação inclui atividades práticas nos laboratórios da Univasf e debates sobre sequenciamento genômico e análise bioinformática.
O evento, apoiado por diversas instituições científicas, visa a fortalecer a colaboração entre pesquisadores da América Latina e ampliar as oportunidades de pesquisa e formação na área de saúde única. O curso encerra hoje (2), com a presença de professores e especialistas em saúde e biotecnologia.