A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do programa de extensão para Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB), promoverá nesta sexta-feira (12) o 3º Workshop do Software Público Brasileiro. O evento irá marcar o encerramento das atividades do programa e está direcionado a gestores públicos e a profissionais da área de Tecnologia da Informação. O Workshop será realizado no auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina, das 14h às 17h30.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (11) pela Internet. Há 130 vagas disponíveis. O evento contará com a participação dos desenvolvedores de software livre do Uruguai Alvaro Miguel Martinez e Carlos Sebastian Silveira. Eles irão falar sobre uma iniciativa uruguaia de software público para agendamento de atendimentos a partir de diversas plataformas. Também haverá a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apresentar o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que oferece apoio a projetos de melhorias na eficiência, qualidade e transparência na gestão pública municipal.
Durante o evento, será apresentado ainda um balanço das atividades desenvolvidas pelo PRO-SPB ao longo do ano. Entre elas, soluções desenvolvidas por estudantes da Univasf para a gestão pública. Segundo um dos coordenadores do programa, professor do Colegiado de Engenharia de Computação Jorge Cavalcanti, grupos de estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf criaram três empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares livres e irão apresentar no Workshop as soluções desenvolvidas.
O programa de extensão PRO-SPB conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Tem a participação de 16 estudantes bolsistas e dois coordenadores, o professor João Sedraz, do Colegiado de Engenharia Civil, e Jorge Cavalcanti. As atividades contaram também com a colaboração de 12 professores da Univasf. Este ano, o programa promoveu outros dois workshops para difundir o Portal do Software Público Brasileiro e os benefícios do software livre, gerou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com a temática e levou a experiência da Univasf para outras instituições. Também trouxe palestrantes para falar sobre software livre, entre os quais o diretor Executivo da Linux International, John Maddog Hall. (fonte: Ascom/Univasf)