Os professores de ensino básico que ministram aulas de Física no Vale do São Francisco são o público-alvo da nova pós-graduação da Univasf. O mestrado no ensino de Física é um projeto nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em todo o Brasil, 21 polos foram selecionados para execução do projeto. A abertura da pós-graduação está prevista para o próximo semestre no campus de Juazeiro/BA e terá duração de dois anos.
Segundo o professor e coordenador do projeto pela Univasf, Wagner Passos, serão oferecidas três linhas de pesquisa: Física no ensino fundamental; Física no ensino médio e Processos de ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física.
O edital de seleção ainda será discutido em reunião dos representantes da SBF, da Capes e dos pólos que executarão o mestrado.
“A maior parte dos professores de Física das escolas não é formada na área. E este mestrado vem justamente para qualificar estes profissionais, uma oportunidade de sanar um problema enfrentado na área da educação”, ressaltou Wagner Passos. O mestrado profissional em ensino de Física já inicia com conceito quatro.