O tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que aproximadamente 22 milhões de pessoas fazem o uso do tabaco. O fumo mata seis milhões de seres humanos por ano, 600 mil deles fumantes passivos, ou seja, atingidos involuntariamente pela fumaça expelida pelos viciados. O mais grave é que 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorrem em crianças.
Para avaliar os riscos decorrentes do uso prolongado do cigarro, em Petrolina a Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPAE) dispõe de pneumologista e exames que podem analisar o estado dos malefícios provocados pelo fumo. Para ter acesso ao serviço oferecido gratuitamente pela UPAE de Petrolina, o interessado deve buscar o encaminhamento através do Posto de Saúde do seu bairro.
Campanha
Hoje (31) é lembrado como Dia Mundial Sem Tabaco desde 1987, pela OMS – que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a campanha do Ministério da Saúde propõe uma reflexão sobre os malefícios do fumo e a padronização das embalagens de cigarros e correlatos, como forma de inibir o consumo. O tabagismo tem relação com mais de 50 doenças. O vício é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% por câncer de pulmão, 25% por doença do coração, 85% por bronquite e enfisema e 25% por derrame cerebral.