Fato inédito numa unidade de Pronto Atendimento no Estado de Pernambuco, a UPAE/Imip de Petrolina registrou a primeira doação de múltiplos órgãos. A ação, que ocorreu na última quarta-feira (7), contou com a participação e o envolvimento de toda a equipe da UPAE, Hospital Dom Malan, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Hospital Universitário (HU), e claro, com a sensibilização da família, que através de um ato de amor promoveu esperança.
“Nós confirmamos o Acidente Vascular Cerebral [AVC] da paciente através de uma tomografia realizada no HU e iniciamos o protocolo de Morte Encefálica [ME]. Fizemos o teste de sensibilidade, o neurologista realizou o dopler, e em seguida ficou confirmando o diagnóstico inicial de ME por AVC. A partir daí começou-se a sensibilização junto à família, feita pela equipe do Serviço Social da UPAE e OPO”, relata a médica que recebeu a paciente no Pronto Atendimento, Manuela Albuquerque.
De acordo com o coordenador médico da UPAE, a ação articulada e bem-sucedida é fruto da integração dos serviços de assistência. “Não conseguimos salvar a vida da paciente que chegou com ME, mas vamos conseguir dar uma nova chance a pacientes que estão na fila de espera para transplante. Então, só nos resta parabenizar a equipe e reconhecer os esforços de todos os envolvidos”, ressalta.