A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Salgueiro, no Sertão Central, está promovendo Fóruns de Matriciamento com equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) da VII Regional de Saúde de Pernambuco (Geres). O objetivo é capacitar profissionais dos sete municípios da Geres (Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante) para o Programa Pé Diabético, ativo na unidade há quase três anos.
Os fóruns começaram em junho, com encontros em Mirandiba e Verdejante. Em julho, já foram realizados em Terra Nova e Serrita, e estão programados para ocorrer em Cedro, Belém de São Francisco e Salgueiro até o fim do mês.
“A motivação e a integração dos profissionais são perceptíveis nas atividades pedagógicas desenvolvidas nos fóruns, proporcionando suporte para discussão de casos e intervenções terapêuticas”, explica Fernanda Mirelle, coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Salgueiro.
Nesta primeira etapa, o foco é o Programa ‘Pé Diabético’, para consolidar o plano terapêutico dos pacientes. Futuramente, os fóruns abordarão outros programas da unidade, como os de Ostomizados, Pós-Covid e Bexiga Neurogênica.