A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Salgueiro (PE), no Sertão Central, iniciou uma série de oficinas práticas sobre o Programa Pé Diabético. A iniciativa é direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem de unidades de saúde da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), que participaram dos Fóruns de Matriciamento realizados nos meses de junho e julho.
As oficinas visam a capacitar os profissionais de saúde de forma prática, fortalecendo a integração entre a Atenção Básica e a UPAE. Na última quarta (28), a UPAE Salgueiro recebeu equipes de Belém do São Francisco e Mirandiba. Nesta sexta-feira (30), será a vez dos profissionais de Serrita e Terra Nova. Em setembro, as oficinas continuam, com Salgueiro no dia 3 e Verdejante no dia 16. As capacitações ocorrem sempre das 8h às 12h.
Segundo Fernanda Mirele, coordenadora de Cuidados Interdisciplinares, a ideia é otimizar a assistência ao paciente com uma abordagem teórica e prática. “É uma oportunidade de fortalecer a linha de cuidado traçada no plano terapêutico de cada paciente”, explica.
A UPAE Salgueiro pretende expandir essas oficinas para outras unidades dos municípios da região, conforme a demanda e as capacitações teóricas realizadas pela equipe.