A partir deste ano, a Universidade de Pernambuco (UPE) vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a acontecer nos dias 26 e 27 de outubro, como a primeira fase de seleção para o vestibular. A segunda fase do vestibular será nos dias 24 e 25 de novembro. Os detalhes do processo seletivo foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (12), na Reitoria da UPE.
A UPE espera aproximadamente 80 mil inscritos para concorrer às 3.470 vagas nos 53 cursos de graduação espalhados nos campi Santo Amaro, Benfica, Camaragibe, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde, Nazaré da Mata, Petrolina, Palmares e Serra Talhada.
Ao todo, serão oferecidas 1.390 vagas para estudantes inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 2.080 vagas para estudantes inscritos no processo regular de vestibular. Uma das novidades deste ano é que o candidato vai precisar ter um CPF próprio para se inscrever, diferente dos outros anos, em que era permitido o uso do CPF do pai ou responsável por candidatos menores de idade. “A pessoa pode tirar CPF desde que nasceu, não há nenhum impedimento. Não custa nada ter CPF próprio, até porque a pessoa vai precisar mesmo tirar no futuro, para sua vida“, afirmou o reitor da Universidade, Carlos Calado.
Diferente do ano passado, em 2013 serão apenas dois dias de prova para o vestibular regular, em vez de três. A redação do Enem será descartada e o candidato vai fazer uma nova redação durante a segunda fase, a ser avaliada pela própria universidade. “Não é que a gente não confie na avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do MEC, é que no nosso processo seletivo temos estudantes que fazem o SSA e o vestibular. Não seria interessante se houvesse dois processos de correção distintos”, explicou o vice-presidente da comissão permanente de concursos acadêmicos, Ernani Martins.
O aluno poderá conferir o espelho da redação corrigida a partir do dia 10 de fevereiro, no acesso individual ao portal, sem precisar fazer nenhum tipo de solicitação. Ernani não descartou a possibilidade de a redação do Enem ser adotada como parte da nota do processo seletivo da universidade nos próximos anos.
Salgueiro
A presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, Isabel Avelar, destaca a importância da leitura do manual. “Muitas das dificuldades do candidato – o que às vezes até impossibilita que ele complete o processo seletivo – estão na não leitura correta do manual. Pedimos para que os pais dos adolescentes que vão prestar vestibular sentem com eles para ler junto e ajudar na inscrição“, incentivou a presidente. Este ano, a UPE também vai oferecer um novo curso tecnológico de Gestão em Logística, no Campus Salgueiro, no Sertão Central, com 40 vagas. (Fonte: G1-PE)