Usina Cultural em Juazeiro reunirá vertentes artistísticas em novembro

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2024 às 21:35

Fotos: CLAS Mk/divulgação

Oficinas de literatura, fotografia, canto e saraus poéticos em escolas públicas, cinema na praça e shows gratuitos com cantadores, seresteiros, sanfoneiros e atrações, a exemplo de Renato Teixeira, Maciel Melo e Adelmário Coelho. Trata-se do Festival ‘Usina Cultural Vale do São Francisco’, que acontecerá de 6 a 9 de novembro. A programação completa pode ser conferida no link.

Na quarta-feira (6) o poeta, cantador e coordenador do Usina Cultural, Maviael Melo, abre os trabalhos às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera), ministrando uma oficina de literatura de cordel. Na sequência, o movimento desloca-se para o Salitre (zona rural do município), com oficinas de fotografia e de cordel, sarau poético e encerramento às 19h30, com o cinema na praça exibindo o filme ‘O Auto da Compadecida’.

De volta à cidade, a quinta-feira (7) será recheada com espetáculos de literatura na Orla Nova. A partir das 19h30, se apresentarão os coletivos Literáridas, Semiáridas e Em Canto e Poesia, com encerramento às 22h, ao som da sanfona de Raimundinho do Acordeon.

Durante quatro dias, o festival Usina Cultural Vale do São Francisco vai enaltecer a diversidade artística, compartilhando atrações pela manhã, à tarde e à noite em lugares como o Colégio Modelo e o Lar São Vicente de Paula, onde os Seresteiros do Vale apresentam um sarau especialmente criado para os idosos na sexta-feira (8), a partir das 10h“, ressaltou Maviael.

Na sexta-feira (8), a Orla Nova de Juazeiro também será contemplada com um show especial do grupo de Seresteiros do Vale, a partir das 19h. No mesmo palco, apresentam-se, em seguida, Ana Barroso, Maviael Melo, João Sereno e Rennan Mendes. Um show com Renato Teixeira e Maciel Melo encerra a noite com muita poesia e musicalidade.

Encerramento

O Usina Cultural se despede no sábado (9), na Orla Nova, com um grande encontro de vozes e talentos artísticos para agradar os mais distintos gostos. Na abertura da noite, canta Andrezza Santos, depois vem Roberto Mendes e Raimundo Sodré. Fechando a programação, o público encontra-se com o ‘Forrozeiro do Brasil’, Adelmário Coelho (BA), mostrando um show novo. O projeto Usina Cultural do Vale do São Francisco tem patrocínio da Agrovale e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do Usina Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários