A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) já está com a licença prévia para a instalação da Usina de Energia Solar em Petrolina. O documento foi entregue pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) na última semana. A usina será instalada no Perímetro Irrigado Pontal e terá capacidade de gerar três mega watts (3MW) de energia.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a geração de energia solar é fotovoltaica e ainda é experimental. Segundo o gerente de Meio Ambiente da Chesf, Elvidio Landim, a cidade foi escolhida para desenvolver e aprimorar essa tecnologia devido ao potencial de insolação anual. “Petrolina tem as condições climáticas adequadas para esse tipo de energia. Primeiro a insolação em grande parte do ano, que é imprescindível por causa da produção de energia regular, e segundo a baixa precipitação”, explica.
Segundo o gerente regional de Operação da Chesf, Edson Gonçalves, a usina também será utilizada para a realização de pesquisas. “A cidade é uma das poucas áreas de grande incidência solar no Brasil, o que a torna perfeita para geração e pesquisas em energia solar no País”, afirma. Ele também explica que 2,5 MW serão para distribuição de energia e 0,5 MW para pesquisa na área. Ainda não foi divulgada a data para a instalação e funcionamento da usina. (Foto/ilustração)
e a tecnolojia chegando ao nordeste
nordestinoaretado
ea tecnolojia chegando ao nordeste
Pra alguma coisa esse clima miserável tem que servir.
tem que ser colocado na prefeitura ja que a qui o ano todo tem luz do sol nunca mais a prefeitura vai ficar no escuro
Até que enfim!!!! Pelo clima, já deveria está funcionando há muito tempo!
É uma riqueza incalculável o potencial da nossa região, precisamos aplicar e testar essa riqueza do meio ambiente.
Vamos com certeza conquistar o mundo mais ainda. Nós podemos muito mais!
Pelo clima que temos já está é atrasado, há muito tempo que pena.
Concordo que já está bem atrasado! Com um clima quentissimo desse, já era para tar funcionando á muito tempo.