Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (12), discutirá a proibição do uso e comercialização de alguns agrotóxicos no estado de Pernambuco – em especial o Glifosato.
Autor da proposta, o deputado Rodrigo Novaes (PSD/foto) disse não aceitar que agrotóxicos proibidos de ser comercializados em seus países de origem estejam liberados no estado.
Segundo o parlamentar, algumas dessas substâncias causam infertilidade, aborto, impotência, desregulação hormonal, entre outros problemas graves na saúde humana, como o câncer. “Estaremos ajudando não só os agricultores que trabalham diretamente com os produtos químicos, como também a sociedade, que acaba indiretamente comprando em supermercado bombas de veneno“, pontuou. (foto/divulgação)
Este assunto é muito mais complexo do que imaginam estes deputados. Não adianta atacar o problema pelo lado errado. A comercialização, uso e controle de agrotóxicos no Brasil precisa passar por uma grande reavaliação técnica. Do contrário teremos medidas pífias levando a emenda a ficar pior do que o soneto.