A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta quinta-feira (30) em Pernambuco. Todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade devem ser imunizados. Cerca 520.000 animais devem receber a vacina em todo o Estado.
Os produtores têm até 15 dias após a compra da vacina para realizarem a declaração. Nessa hora, o produtor irá realizar a atualização cadastral de todo o rebanho, inclusive com o detalhamento por sexo e idade. No Estado mais de 37 mil produtores ainda estão inadimplentes com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
Os índices de declaração de vacina ainda estão baixos: apenas 45% do rebanho já foi declarado nos escritórios da Adagro. Para manter o Estatus Sanitário de Pernambuco como Área Livre de Febre Aftosa com vacinação, é necessário que todos os municípios mantenham a cobertura vacinal mínima de 90% de rebanho e de propriedade.
Quem não imunizar seu rebanho até o dia 30 pagará multa de no mínimo R$ 60,00, ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), terá a propriedade interditada e fica impedido de participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo empréstimos no banco do Nordeste, pois para receber esses incentivos é necessário que o criador apresente uma declaração da Adagro. (foto/arquivo divulgação)