As duas próximas usinas nucleares a serem construídas no Brasil ficarão localizadas às margens do rio São Francisco, que corta parte da região Nordeste, indicam estudos técnicos que serão levados à decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros responsáveis pelo programa nuclear brasileiro.
O programa nuclear prevê a construção de mais quatro usinas de 1.000 MW até 2030, duas no Nordeste e duas no Sudeste -onde os estudos estão mais atrasados. No Nordeste, a estatal Eletronuclear analisou a possibilidade de construção em 20 locais de quatro Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Mas áreas próximas ao litoral foram descartadas por causa da existência de grandes reservatórios subterrâneos de água .
A presença de aquíferos é um dos fatores que condenam a instalação de usinas nucleares, que, no entanto, precisam contar com grande oferta de água para o resfriamento do combustível usado, à base de urânio enriquecido. Outros critérios levados em conta nos estudos da Eletronuclear foram estrutura geológica estável, proximidade de linhas de transmissão de energia, baixa concentração populacional e condições adequadas de infraestrutura, como estradas.
A escolha do local levará em conta as indicações técnicas e também critérios políticos. Os governadores dos quatro Estados disputam o investimento de bilhões de dólares. A decisão deverá ser tomada pelo governo federal até março, prevê o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A construção de usinas nucleares às margens do São Francisco já havia sido estimulada no passado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).
Os principais argumentos foram a disponibilidade de água e o fato de o Nordeste precisar atrair investimentos para aumentar a renda da região. O rio São Francisco já é base da maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) bancada com dinheiro dos tributos arrecadados pela União.
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), é quem faz o lobby mais aberto na disputa pelas usinas. “Alagoas tem o mais baixo índice de desenvolvimento humano do país, por isso reivindicamos com muita força esse empreendimento”, disse o governador. Marcelo Déda (PT), de Sergipe, Jaques Wagner (PT), da Bahia, e Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, já manifestaram interesse em abrigar as usinas. Wagner e Campos defenderam a instalação das usinas na fronteira dos dois Estados, às margens do São Francisco, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), mas a proposta enfrenta obstáculos legais.
Por que Eduardo Campos não sugere a construção no quintal da casa dele!!! o mar é fonte inesgotável de água, enquanto o rio é bastante limitado. Seria ótimo que fosse construído no Recife. Em Sobradinho tem uma hidrelética… cadê o desenvolvimento… vão construir a usina aqui, mas o órgão público responsável, certamente ficará no Recife… o ônus no Vale; o bônus no Recife… Se quiser investir em Petrolina, que transfiram a sede da CHESF para cá.
Ta querendo d+ o Francisco.. rss..
Isso é um absurdo! Nós merecemos só desgraças. Vá implantar essa desgraça no inferno. Eu espero que os parlemas dos nossos representantes não permitam essa falta de respeito. Nós queremos saúde, paz e um ambiente digno para viver, esse tipo de coisa coloquem longe da gente. Se vão mandar para nós é porque não presta, se fosse coisa boa ia para o SUDESTE. O NORDESTE já tem problemas demais, só a seca já nos mata lentamente. Energia nuclear é muito perigoso. Vamos fazer zoada e tudo que for possível para não aceitar tal presente. Lula nem matou o Rio São Francisco já está querendo matar a população também. Nós não queremos progresso nenhum à custa de nossas vidas. Se essa energia não for controlada nossa perderemos nossas vidas e EU não confio na ação dos homens. DEUS CUIDE DE TODOS NÓS!
Um absurdo essa idéia! Estão querendo fazer de nós, os bobos da Côrte? Quero vê mesmo o posisionamento dos nossos representantes na Câmara e no Senado. Porque O Governo Lula não leva essa fonte de desgraça pra São Bernardo, onde mora sua família? Querem mesmo acabar com o nosso rico ecosistema? Todos os Brasileiros sabem o famigerado resultado da Usina de Agra dos Reis e de Chernobil, onde centenas de familias foram severamente atingidos com vazamentos dos gazes tóxicos e venenosos e que ainda hoje sofrem as consequencias. Espero que os nossos Deputados fiquem atentos e não digam amém a essa infeliz idéia. José Batista da Gama, Ex-Vereador de Petrolina.
Queremos a sede da CHESF e da CODEVASF.
Nem Recife e nem Brasília ficam às margens do Velho Chico.
Quanto ao assunto, fico na dúvida entre os benefícios econômicos e o medo de uma vazão de combustível nuclear.
Podia botar em Petrolina, próximo a La. Grande, só assim, caso houvesse uma explosão dava tempo evacuar a população.
e petrolina tem algo da chesf? pra pleitear logo a sede da chesf? e acho que tem que botar é aqui sim! ( a usina) ou melhor as duas, nada de uma em Juazeiro e outra em Petrolina.
Pois que venha mesmo!
Energia Nuclear é progresso, e no rarissimo caso de um acidente, Petrolina terá o que merece, um belo Inverno Nuclear! nada mal pra esse calorzao mizeravel!
” Mas áreas próximas ao litoral foram descartadas por causa da existência de grandes reservatórios subterrâneos de água .”
alguem sabe explicar esse trecho?
O que eu vejo é que existe muita ignorância em relação a energia nuclear, inclusive por parte de gente bem formada! A tecnologia atual deixa as usinas modernas a milhares de anos luz das de Chernobyl, portanto ela é mais segura e ecologicamente correta, pois só joga vapor de água na atmosfera.
pelos bilhões ainda vai, mas pelo lado ambiental, poluição e outros não sera benefico não , ja visitei angra dos reis e conversando com moradores da cidade todos sem exceção não concordam com as usinas que foram emplantadas na cidade, petrolina e região precisa ´de fabricas e não de uma usina nuclear, se essa usina nuclear vinher para petrolina eu vendo tudo e vou embora na mesma hora, por mais que haja controle na contaminação não adianta mesmo que a usina fique a 30 km de petrolina, ja temos problema com a contaminação dos agrotoxico agora uma usina nuclear ai fica dificil o indice de cancer na região é muito grande, seria interessante outra usina de cana de açucar isso sim gera muito emprego.
Usina de cana gera muito é carvao nas nossas casas!
é mais facil petrolina ser destruida pela barragem de sobradinho que um dia pode se romper do que em um acidente com usina nuclear.
como assim watergate, Inverno Nuclear?
TAMBÉM NÃO CONCORDO COM ESSA HISTÓRIA DE USINA NUCLEAR POR AQUI. ISSO PRECISA SER MAIS DEBATIDO, A POPULAÇÃO EM GERAM PRECISA TOMAR CONHECIMENTO DESTA POSSIBILIDADE E DOS RISCOS QUE ISSO PODE TRAZER.
Acho melhor é abrir se de fato um debate público sobre o tema. Apessar de todos este desatres acontecidos tem fisicos que defedem com unhas e dentes e ai cadê as pessoas especializadas para explicar direitinho este processo. De ante mão somos radicalmente contra, provem o contrario. Concordo com emu colega João batista da Gama e Watergate, o que é inverno nuclear, você pode explicar, com todo o respeito, acho que você deve está é brincando não é?
Professora Nizete Menezes IFSERTÃO.
Vc.viu a reportagem da globo,sobre as solicitaçoes de prestações de serviço; muito bem ai e de empresa, para empresas ; no caso da usina e mais, pois o volume de dinheiro e muito grande ai lula e sua quadrilha ,GOSTA MUITO, e nos chama de BOBO DA CORTE.