Casos de vandalismo estão por toda a parte em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). E o que é pior: causando sérios prejuízos ao erário público.
Em Petrolina, o furto de mais de 2 mil metros de cabos de energia na BR-428 provocou a escuridão em 69 postes metálicos e 92 luminárias no trecho correspondente ao acesso do Residencial Vivendas. A situação se agrava por se tratar de material de difícil aquisição, o que deve atrasar a recuperação do trecho danificado por mais alguns dias ou até semanas.
Na cidade baiana, a situação não é diferente. Os criminosos já danificaram, num intervalo de 20 dias, os refletores em LED implantados pela prefeitura municipal nos pontilhões, como este Blog divulgou. Agora, o furto da fiação ocorreu no trecho da Ponte Presidente Dutra, que vai do contorno do Assaí até a AABB, causando transtornos para a população.
Esses bandidos afrontam as autoridades de segurança e lesam os contribuintes, porque o reparo desse serviço sai do bolso dos cidadãos. É preciso um trabalho conjunto, entre sociedade e polícias, para tentar minimizar esse problema.
Mas também facilitam para os marginais, colocando no solo. Deve ser suspenso. Mais difícil de ser roubado.