A Vara da Infância e Juventude de Petrolina realizará, no próximo dia 29, a primeira edição do ‘Previne’ (Prevenção de Violências nas Escolas). O evento acontecerá na Concha Acústica e será aberto ao público. Ao todo, foram convidados 1.500 alunos de 42 instituições de ensino, sendo 19 da rede municipal e 23 da estadual, reunindo as escolas públicas da comarca.
No evento, serão realizadas palestras com temas como o combate ao bullying e à violência física. A iniciativa também integra o programa ‘Resgate: Educação Com Justiça e Segurança’, que também é de autoria da Vara da Infância da comarca. Além dos jovens estudantes entre 12 a 17 anos, o público-alvo do evento tambéms são pais e/ou responsáveis.
A Vara da Infância e Juventude montará um mapa do bullying com base nos dados colhidos nas 150 escolas do município. Após o levantamento, os servidores da unidade judiciária farão o acompanhamento estatístico, além de serem realizadas visitas aos estabelecimentos de ensino pelos voluntários -que atuam como fiscais.
De acordo com juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar (foto), a violência no ambiente escolar tem crescido de forma alarmante, abrangendo atitudes agressivas até situações caracterizadoras do bullying. “A iniciativa do Juízo da Infância e Juventude busca prevenir e coibir tais práticas. Consequentemente, promoveremos uma maior paz nas nossas escolas, através de ações articuladas com a rede protetiva da comarca“, explica o magistrado.
No 1º ‘Previne’ também vão participar outros representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e de Educação, Conselhos Tutelares e de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Polícias Civil e Militar e Defensoria Pública. As informações são da Assessoria de comunicação do TJPE.