Conforme já vinha anunciando, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) cravou em 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) a vazão liberada da Barragem de Sobradinho, em decorrência das chuvas intensas na bacia do Velho Chico, em Minas Gerais. Esse novo número, segundo a estatal, permanecerá até o próximo dia 1º de fevereiro.
Em nova nota enviada a este Blog, a Chesf não descarta que a vazão possa passar dos 4 mil m³/s.
“A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alterações nesses valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco”, explicou a Chesf. Confiram abaixo a íntegra da nota:
Tem que soltar as águas, gerar o máximo de energia pelo menos esse aproveitamento, pois quando for lá para Setembro, voltam os carros pipas porque as águas voltaram para o mar. Enquanto Sobradinho, Itaparica estiverem cheias, tem água para a Transposição, depois vai ter de regrar. Esse é um ano bom de chuvas, as barragens estão enchendo, mas infelizmente não tem reservatórios suficientes para armazenar os mais de 600 bilhões de metros cúbicos que cairão no Semiárido esse ano. Muito mais da metade dessas águas vão voltar para o mar.