Vazão média da Barragem de Sobradinho passará para 2,8 mil m³/s

por Carlos Britto // 16 de abril de 2022 às 08:33

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

Este Blog havia informado ontem (15) sobre o atual cenário da Barragem de Sobradinho (BA). No entanto, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) promoveu uma alteração nos números da vazão média diária, liberada do reservatório.

De 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s), a vazão passou desde ontem para 2,3 mil m³/s. A mudança, segundo a Chesf, aconteceu em atendimento à diretriz do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Vazão média da Barragem de Sobradinho passará para 2,8 mil m³/s

  1. otavio disse:

    A Barragem de Sobradinho, para quem não sabe, foi concebida para regularizar o rio, para torná-lo navegável até o Município de Cabrobó, cuja vazão regularizável seria de 2.400 m³/s. Para que a Barragem se torna-se em uma Hidrelétrica, foi fruto da luta dos políticos locais, isto é, a Barragem não foi concebida inicialmente para a geração de energia e sim para regularizar a calha do rio em determinada altura, para propiciar a navegação. Claro que sem a geração de energia, não haveria os projetos de irrigação, que consomem grandes quantidades de energia, ou por outra, não haveria como colocar em funcionamento os Projetos de Irrigação hoje existentes. E se não fossem os militares, ainda hoje estariam discutindo os prós e os contras da implantação da Barragem, isto é, a Barragem não teria ainda saído do papel. Vou só lembrar as palavras do General na 1ª audiência pública na cidade de Remanso, o Homem adentrou o cinema, onde todos o aguardavam, não olhou nem para a direita e nem para a esquerda, chegando no palco, se virou e disse, “olhem, a Barragem de Sobradinho é uma obra do Governo Federal, é um processo irreversível. Quando o lago começar a encher, quem estiver dentro morre afogado. Vocês fiquem aí vendo filme que eu não tenho tempo para isso não” e foi embora e a obra foi construída, e a região agradece.

  2. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    ok

  3. Pedro Aurélio Soares disse:

    …..história de Sobradinho, por quem trabalhou nésta obra gigantesca. Em outubro de 1971, cheguei em Petrolina – PE, vindo de São Paulo, contratado pela Empresa Hidroservice Engenharia, para contratar a mão de obra e iniciar o estudo do terreno para projetar a construção désta Hidroelétrica ( projeto básico ). Após esse estudo, iniciou-se a construção ( projeto executivo ). Este projeto já incluía, barragem de sólo, casa de força, vertedouros e canal da Eclusa. Que eu saiba, todas essas unidades, foi solicitadas pela CHESF e projetada e gerenciada pela HIDROSERVICE ENGENHARIA…..Trabalhei nésta obra de Outubro de 1971 Setembro de 1978……

  4. Antonio Alves disse:

    Soube que na época da construção morreram muitos trabalhadores na concretagem e que não tinha como retirar os corpos e estes ali mesmo ficaram sepultados…

  5. Carlos disse:

    Meu pai conta ate hoje que pessoas “civis” e não militares
    Trabalharam na obra e muitos acidentes aconteciam com mortes e rola essa lenda “verdade ou não” de pessoas eram concretadas depois que caiam.

  6. bird disse:

    Em 1966 a empresa Hidroservice Engenharia já realizava os estudos da descarga do rio para a Chesf, quem realizava esse trabalho era um técnico da empresa que se chamava Sr. Dimas, cujo sobrenome não lembro mais.
    Quem souber mais que informe nesse espaço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários