Vazão mínima de 900 metros cúbicos por segundo em Sobradinho será prorrogada até novembro, mas redução não está descartada

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2015 às 16:39

lago de sobradinho

Em reunião realizada ontem (27) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, sobre as condições da bacia do Rio São Francisco com a prática de defluências reduzidas, ficou decidido que a vazão mínima defluente autorizada a partir do reservatório de Sobradinho, norte da Bahia – atualmente em 900 metros cúbicos por segundo -, será prorrogada até o final de novembro.

No entanto, as entidades federais e estaduais envolvidas e os representantes dos setores usuários da Bacia receberam um sinal para se preparem, pois dependendo das condições hidrológicas futuras, a vazão mínima permitida poderá ser reduzida ainda mais. Segundo a ANA, uma nova reunião de avaliação será feita em novembro.

Também ficou acertado que a vazão defluente do reservatório de Três Marias, localizado nas cabeceiras do Rio São Francisco (Minas Gerais), de 500 metros cúbicos por segundo desde 29 de setembro deste ano, será mantida até o final de novembro. Três Marias é uma das reservas estratégicas para a segurança hídrica da Bacia, que pode ser fundamental caso o próximo período úmido seja abaixo da média, semelhante ao que vem sendo observado nos últimos anos na região.

Vazões abaixo da média

Desde 2013 a bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas desfavoráveis, com vazões e precipitações abaixo da média, trazendo consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios ali instalados. Por isso, para manter os estoques de água, desde abril de 2013, a operação dos reservatórios vem sendo feita de forma especial e com acompanhamento periódico.  A operação especial evitou que esses reservatórios atingissem o nível mínimo operacional  ainda em 2014.

Atualmente o volume do reservatório equivalente da bacia do rio São Francisco é de 8,69% do seu volume útil total. Três Marias acumula 15,27% e Sobradinho, 4.96%, o volume mais baixo já registrado desde a entrada em operação desse reservatório. (foto/reprodução)

Vazão mínima de 900 metros cúbicos por segundo em Sobradinho será prorrogada até novembro, mas redução não está descartada

  1. rosalvo disse:

    A redução da vazão para 700m3/s deve ser imediata. Falta VOZ na região. Falta uma liderança como Osvaldo Coelho. Antes do final de novembro sobradinho estará Zerado

  2. Luis Fernando disse:

    Começou a guerra pela água e ela passa pela (des)informação. Apesar de Três Marias estar um uma situação aparentemente mais “confortável” que Sobradinho, o blog não informa que a vazão em Três Marias é mais de oito vezes superior à entrada de água. Está no link abaixo:

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/10/28/interna_gerais,702170/apos-chegar-a-2-57-do-volume-total-em-2014-tres-marias-volta-a-ser-a.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários