Velho Chico mais seco na estiagem

por Carlos Britto // 01 de agosto de 2009 às 17:29

ilhas-sao-francisco_4321A Chesf ainda não deu um ‘piu’. Os governadores do Nordeste nem sabem como está o processo e a Codevasf apenas foi informada da proposta. Mas o Operador do Sistema Elétrico (ONS) está propondo ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico a criação de um grupo de trabalho coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para estudar a viabilidade de reduzir (em tempos de seca) a vazão mínima do reservatório de Sobradinho de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para até 700 m³/s.

Quem já viu o que sobra do Rio São Francisco com 1.300 m³/s, especialmente na região do sub-médio, sabe que para tirar água com esse volume, o produtor rural tem que montar as bombas quase no meio do rio. O pessoal do pólo vitivinícola de Santa Maria (PE) e Curaçá (BA), que tem sistemas próprios, tem que cavar canais para drenar sua água. Agora imaginem o Velho Chico com apenas 700 m³/s .

E mais: como o rio com a vazão mínima fica sem força na foz, o mar invade o seu leito entre Sergipe e Alagoas e ele fica salgado a mais de 200 quilômetros, inviabilizando qualquer tipo de plantação.

E o mais inusitado é o argumento do ONS: guardar água para a geração e utilizar o parque térmico que está sendo implantado e que não tem mercado para tanta energia à base de gás natural, óleo combustível e diesel.

O ONS quer que se deixe de usar água na geração de energia hidráulica para a energia térmica. Agora imagina o preço dessa energia com o preço do gás que, por exemplo, a Copergás está cobrando hoje? E para quem acha isso impossível, é bom saber que tem gente no Ministério de Minas e Energia que gosta da ideia.

Fonte: Jornal do Commercio

Velho Chico mais seco na estiagem

  1. Sebastião Santos disse:

    Essas idéias de jirico só pode ser de quem não vive em nossa região, já castigadas pela estiagem, e agora mais esta penalidade.
    Para eles, pouco importa, se moradores da região ribeirinha vão sofrer mais, o que importa, realmente, é encher mais os bolsos dos poucos privilegiados, e, é claro, nós é que pagamos a conta.

  2. David nomero De Macedo disse:

    E AINDA QUEREM FAZER TRANSPOSIÇÃO??????

  3. Fernando disse:

    Isso já era previsto. Quem acompanha o debate sobre a Transposição do rio São Francisco já estava a par disso. Todos sabiam que o vertimento do rio São Francisco só se dá, em condições normais, de quatro em quatro anos. Este ano, por exemplo, o Governo Federal segurou água o ano todo, mesmo assim foram menos de 10 dias com a barragem 100%. Imagine só o Governo criar uma grande estrutura e só utilizá-la de quatro em quatro anos!!! Aos poucos, a mentira sobre a Transposição do rio São Francisco vai caindo a máscara. Pena que o bolsa-esmola calou a boca de grande parte dos ribeirinhos.

  4. SOS Rio São Francisco disse:

    A previsão de Frei Damião esta iniciciando. A tragédia Anunciada!!!! O São Francisco vai dá cacimba. KKKKKKKKKKKKKKKK.

  5. Mata Ciliar disse:

    Eu só quero ver depois de concluídas as obras da transposição. Esses políticos corruptos e com a liderança de LULA e CIRO GOMES, querendo votos com a desgraça do Rio São Francisco. Eu não aguento mais ver essa notícia.

  6. SU disse:

    QUE PENA NOSSO RIO ESTÁ MORRENDO , PEDINDO SOCORRO E AS AUTORIDADE FINGEM NÃO PERCEBER .
    E AGORA JOSÉ COMO DIZ CHICO BUARQUE

  7. Manezim do Juá disse:

    SU:

    “E Agora José” é um poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por Paulo Diniz.

    Cabe a nós cobrarmos isso dos políticos. Somos nós que os colocamos lá, por isso somos os principais responsáveis.

  8. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Ciro Gomes chegou a dizer que “espero que não falte água pros projetos futuros do Vale do São Francisco, mas se o consumo da agua pra transposição fizer que atinja o limite do rio (300m3 por segundo) disponivel pra irrigação, nenhum projeto poderá ser instalado no vale, o rio é federal, o ceará tem o mesmo direito sobre a água do velho chico”. Ou seja, estão segurando os projetos de irrigação no vale (pontal, salitre, etc) pra nao faltar agua pra transposição. Aí no futuro quando se quiser instalar um empreendimento agricola no vale não será autorizado TENDO EM VISTA QUE A COTA PRA IRRIGAÇÃO FOI ATINGIDA.

    O puxa-sacos que moram no Vale chegaram afirmar que nao ia ter prejuizo pra nossa regiao!

  9. Margarida disse:

    Cadê a revitalização do Rio São Francisco????? Cadê os “incrédulos” e “inimigos” do Velho Chico, que insistem em dizer que o Rio não vai secar… que o Rio tem água suficiente para a realização desse projeto absurdo chamado “transposição”… que nos chamam de “mortos de sede” e desumanos… VENHAM VER O ASSOREAMENTO, A POLUIÇÃO, A CAPACIDADE, A EXPLORAÇÃO DO RIO. Conheça a História do Rio São Francisco! E faça uma retrospectiva, pelo menos, nesses últimos 30 anos! Se você é de pouca fé, faça como São Tomé, “Vê para crê”. E, CLARO, FAÇA A SUA PARTE!” Ei!… Veja o interesse político eleitoreiro nesta história!

  10. Tabareo disse:

    O Velho Chico ja morreu so falta enterrar
    A irresponsabilidade das autoridades brasileiras não tem limite.
    Nossa região está fadada a desaparecer.
    Quem tem memoria so basta lembrar do que era o Rio ha 30 anos atraz,e o que é hoje um riacho.

  11. despanaviado disse:

    Agora é que vai ficar bom, juazeiro e Petrolina não mais precisarão desta ponte chata para quem vai de uma para outra cidade. Teremos a verdadeira Avenida São Francisco, metade juazeiro e metade Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários