‘Velho Chico’ recebe 20 mil alevinos no Dia Mundial do Meio Ambiente

por Carlos Britto // 05 de junho de 2017 às 16:35

A Prefeitura de Petrolina e a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São  Francisco e do Parnaíba) promoveram, nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação para garantir mais vida ao principal cartão postal da Capital do Sertão. O ‘Velho Chico’ recebeu 20 mil alevinos da espécie nativa piau. A iniciativa faz parte do projeto ‘Orla Nossa’ – iniciativa da Prefeitura que tem realizado uma série de atividades, desde março, para a revitalização do rio.

Participaram do ato o prefeito Miguel Coelho, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, técnicos da Companhia, pescadores da região e alunos da escolas públicas do município. “O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o nosso Velho Chico. Contamos com parcerias e com a sociedade para essa tarefa de preservação diário do rio”, contou Miguel.

Antes do início do Orla Nossa, o rio, no trecho margeado por Petrolina, estava tomado por mais de 4 mil toneladas de baronesas. Os técnicos da Prefeitura e Codevasf constataram um nível crítico de oxigênio, pH, salinidade entre outros indicadores. Com o fechamento de parte das ligações clandestinas de esgoto e remoção de mais de 1 mil toneladas de baronesa, os índices tiveram melhoria significativa. A oxigenação do rio subiu 500%, saindo 1,0 mg/L para 8,1 mg/L. Os indicadores de pH, salinidade, turbidez e transparência também melhoraram.

Com o avanço da qualidade da água, foi possível dar início a nova etapa do projeto, que é o repovoamento com os peixes. “Ainda não é o momento de comemorar, mas de conscientizar. Com o nível de oxigênio melhor, pudemos fazer esse peixamento e dar um grande passo para revitalizar nosso rio“, ressaltou Victor Flores, gerente de Projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente. O projeto Orla Nossa é encabeçado pela Prefeitura de Petrolina e envolve ainda o IF Sertão-PE, Exército Brasileiro, Compesa e Codevasf. As ações permanecem durante o ano, com a retirada das baronesas, fechamento de ligações de esgoto e o processo de oxigenação das águas do Velho Chico. (Foto: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários