Procurada pela reportagem, ‘Dona Edinha’ (como é mais conhecida) esclareceu pouca coisa sobre a polêmica.
De acordo com testemunhas, o coordenador do Colégio, Antonílio de França Cardoso, foi até a casa de Dona Edinha com os documentos da venda de parte do Edson Ribeiro para ela assinar. O negócio foi fechado e o dinheiro foi passado para Antonílio. A filha de Edson Ribeiro, que não quis gravar entrevista, no entanto, contestou a informação. Disse apenas “não saber de nada” sobre o assunto.
Uma das suas filhas, Fátima Maria (foto 1), afirmou que a mãe não tinha assinado nenhum documento. Porém uma amiga de Dona Edinha, Joana de Oliveira (foto 2), garantiu que ela assinou os documentos trazidos por Antonílio, e em seguida foi ao Fórum resolver algumas questões do colégio. Mas Joana admitiu não saber se isso estaria relacionado com a venda da instituição.
Em meio à controvérsia, as obras que acontecem no Edson Ribeiro servem para ratificar os rumores dos juazeirenses sobre uma possível construção de uma loja das Casas Bahia no local. A coordenadoria do colégio, desconversa. Ao menos por enquanto. Dizem que as obras que estão acontecendo no local são pequenas reformas do piso para receber os alunos no início do ano letivo.
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho também já se pronunciou sobre o assunto. Segundo Isaac, após a certificação de que a área pertence ao município de Juazeiro, ele não vai admitir prejuízos à população. “Eu vou requerer judicialmente, se necessário for, para devolução do imóvel caso modifique a destinação da atividade educacional“, frisou.
No livro da professora Antonila da França Cardoso consta claramente que o terreno do Colégio Edson Ribeiro foi doado pela Prefeitura para fins educativos em 1950, perdendo direito à posse caso mudasse de atividade, segundo Lei Municipal número 121/50 de 07/05/1950, em seus artigos 3 e 4. Com base nesta Lei e nas declarações do prefeito Isaac, se realmente o terreno foi vendido para as Casas Bahia, ele terá de ser desapropriado, já que a loja não tem fins educacionais.
SE O PROF. ANTONÍLIO DA FRANÇA CARDOSO, REALMENTE, FEZ ISSO , PERDEU TODO O MEU RESPEITO !
Infelizmente uma instituição que ja foi minha casa durante varios anos pode fechar suas portas…mas isso é uma deicisão de seus coordenadores…é uma instituição privada e eles que decidem o futuro…mas em relação a prefeitura,o terreno que é seu por direito deve pega-lo de volta e tentar realizar bom proveito para melhoria de alguma forma da população,não deixando na mão de mais uma grande empresa que adora ficar com terras sem pagar por elas….
SHOW DE ADIVINHAÇÃO
A empresa de mídia do novo empreendimento que vai substituir o EDSON RIBEIRO tá dando um SHOW DE BOLA e a mídia regional um SHOW DE ADVINHAÇÕES.
Deixando de lado o lado cômico de tudo isso, deveríamos refletir acerca desse caso e do progresso de Juazeiro.
Como já disse no concorrente, esse prédio não tem qualquer valor arquitetônico, histórico ou cultural, ressalvadas as lembranças dos que nele estudaram.
Chega de lembrança. A escola Imaculada Conceição saiu da praça da Igreja, o educandário São Francisco acabou e todo mundo sobreviviu numa boa.
Doloroso voi ver destruído o cáis histórico de Juazeiro, mas já passou também.
O futuro daquele prédio do edson ribeiro, bem no centro da cidade, deve ser comercial o que vai valorizar mais ainda a cidade.
O povo de Petrolina vai ficar com inveja (num bom sentido sempre).
O absurdo que acho dos nossos videntes é afirmar que a área era uma praça, eis a mair mentira de Juazeiro.
A área era um terreno baldio que pertencia à área geral do Patrimônio de Nossa Senhora.
A foto no livro da professora Antonilia não mostra praça no sentido de obra pública, pois lá nunca houve.
Sugiro uma busca dos nossos advinhadores nos registros dos verdadeiros proprietários.
PT saudações opssssssssss errei o partido – aqui é PCdoB Saudações, no estilo de Juazeiro
Que comentário incoerente e inconsequente de JOÃO, não vejo nenhum fundamento nisso. Há de se falar num patrimônio do município, onde ali era o estapaço de uma praço, tivesse ela ou não construída, portanto é patrimônio público é fato, quanto as outras escolas, eram privadas e um dia acabaram.
O melhor era o Professor Antonílio esclarecer isso de uma vez por todas, faria assim uma grande prestação de contas aos interessados (povo).
ESTOU TORCENDO PARA CHEGADA DAS CASAS BAHIA AQUI NA REGIÃO E SER INSTALADA NESSE PRÉDIO.
Joâo e Cesar, que nem sei se não são a mesma pessoa, eu disse que certas coisas e baboseiras nem mereciam comentarios, como não merecem, o que est[a se querendo [e preservar o que sobrou do Patrimonio Historico de nossa cidade, alguem um dia tem que gritar, tem que dar o alerta, e não adianta os puxas ou espirito de porco ficar de plantão, pois compramos essa briga e vamos at[e o fim, Juazeiro at[e hoje chora o Cas, o Forum na praça da Bandeira, o Predio da Sucam junto ao BB e outros, não podemos [e calar para sempre. Chegou a hora, João voce sera funcion[ario da loja junto com Cesar quando eles chegarem mas vão se instalar em outro lugar, a não ser que o Prefeito deixe. CARATER [ER UMA DAS PRINCIPAIS VIRTUDE DO SERHUMANO, e o amor pelo Patrimonio de sua cidade tamb[em.
Pra não esquecer, perguntem a familia de Dr. Edson, Edinha, Joaninha e todo pessoal de D. Edinha quanto eles ganharam o que prometeram e o que vão dar… a interrogação fica para voces colocarem
Migalhas migalhas migalhas para a familia de um homem que foi um baloarte da Educação e ninguem sabe nem se receberam migalhas.
Tarcila,
Não sei vc quem é mas peço que respeite o meu entendimento acerca dos fatos.
Vocês precisam saber do que falam.
Essa história de praça é mais uma obra de ficção juazeirense, é como a serpente na ilha do fogo, ou NEGO d´água, coisas assim dessa espécie.
As outras escolas eram tão privadas quanto o EDSON RIBEIRO.
O nosso grande educador ANTONILIO foi vítima durante anos de insinuações grosseiras.
CHEGA, basta de calúnias e difamações, procurem a verdade.
Vão pesquisar nos cartórios, livros de foreiros e apurem é muito fácil.
Acho que o Prefeito Isaac nem deveria se meter nisso, o colégio é privado e ele estaria indo de encontro ao crescimento comercial da cidade.
TARCILA e MEU COLÉGIO são de Petrolina, estão torcendo contra Juazeiro.
Os filhos de MEU COLÉGIO estudam no GEO e os de Tarcila no DOM BOSCO.
Estou com CÉSAR – torço pelo futuro de Juazeiro, que venham os investimentos.
Podiam colocar umas salas de cinema naquela área.
Não vjo a hora de ver um grande empreendimento para o crescimento de Juazeiro.
TARCILA, qta baboseira vc falou menina.
Patrimônio histórico, vc não sabe nem o que é isso.
Aquele prédio não tem qualque valor histórico.
Não sei nada dessa história de praça, mas desde que me entendo de gente que aquele prédio está ali, acho que tem decaimento de direito.
Sou pelo progresso, quero um grande espaço comercial, com praça de alilmentação e sala de cinema.
Sou a a favor das CASAS BAHIA! que venha rápido!!! e derrubem logo aquele predio horrivel dessa tal de pseudo praça!, o povo de Juazeiro é assim mesmo, depois a loja decide ir pra Petrolina e ficam ai chorando… além de ir comprar lá e deixar os impostos na cidade vizinha. O colégio não existe mais mesmo, e a prefeitura o que irá fazer com aquele predio, dxa-lo abandonado?
PELO MENOS JUAZEIRO VAI TER UM LOJA A ALTURA DO SEU DESENVOLVIMENTO.E ESSE NEGOCIO DE VALOR HISTORICO, NÃO COLA,VIRAM É PREDIOS ABANDONADOS E LATRINA DE MENDIGOS.CASAS BAHIA JÁ……….
EM SALVADOR E RECIFE TÁ CHEIO DE PREDIOS HISTORICOS, E NINGUEM OLHA, VIRAM CENTROS DE MARGINAIS OU MELHOR BOCA DE FUMO.
Alguns apoixonados politicos, talvez, resolveram abrir uma guerra contra mim, com ideias que não deixa de transparecer ser de alguem altamente interessado na venda daquele local, e olhe que todos podem ser a mesma pessoa. Cinema, pode ser naquele local sem mexer na estrutura do predio, que queiram ou não é Patrimonio da cidade, basta ver quem por la passou como professor ou aluno ou at[e como aluno e professor, Deputados, Grandesfiguras de nossa Cidade Bebela *voce conhece… e outras que não vou citar para não cometer injustiça. Hà quanto dista o Atacadão hoje do centro de Juazeiro, sem por sisso deixar de ser uma casa comercial aprazivel e que vende bastante, voces tão confudindo politica com história, paixão com ideologia partidaria, se um predio com mais de 50 anos não for patrimonio o que seria amigos. Fui, não quero mais comentar o assunto. Deixem a paixão de lado e surgiram locais para instalaçãode casas Bahia ou quem vier, vamos ter um shoping aberto perto do Atacadão e outras casas vão surgir, aumentar essa area comercial de Juazeiro não ser[a progresso e desenvolvimento apaixonado(s(. Fiquei por aqui, tudo que voces disserem não passa do que já disse, al[em de grande perca de tempo…. Procurem a familia de Dr. Edson…
Esse atonilio de besta nao tem nada, conheço bem e ele e os seus filhos, a família de Edson Ribeiro nao vai ganhar nada com essa venda, esperem que verão.
Esse Antonilio só pensa em dinheiro, e os filhos da mesma forma. Espero que Públiquem pois fui cauteloso ok…
Isso ja aconteceu em petrolina, foi vendido o terreno da escola de petrolina e ate hoje a população não sabe disso, somente alguns, uma escola que teve inclusive politicos importantes na sua grade de alunos, e no fim tudo acaba em pizza, a educação fica em segundo plano quando o que importa é alimentar o bolso dos gananciosos.
só lamento
Havia prometido não falar mais no assunto Edson, mesmo porque vejo nos criticos interesse pessoal e um monte de besteiras, em Recife pegram o Presidio que ficava no centro d Cidde e sem mexer na estrutura do predio fizeram restaurantes lojas lanchonetesdentro aproveitando at[e as celas, que tal derrubar o pelourinho e entregar a esses criticos para eles construirem um Super Shoping. Se as coisas não tem valor, não tem historia porque tombam cidades, predios etc como patrimonio estorico onde não se pode nem mexer no calçamento, quer dizer t[a todo mundo errado e contra o progresso ou s[o os criticos da materia são os donos da verdade. Posso [a enganado mas vejo a politica nojenta por tras de tudo isso. Gostaria que Eugenio Souza ou pelo menos sua materia falasse ou fizesse chegar ao nosso prefeito seu comentario e Isaac mostrasse e esse pudesse mostrar que as coisas pelo menos aqui t[a mudando. Essa [e realmente minha ultima postagem nessa materia, obrigado e sucesso continuo a esse blog.
Tarcila –
Essa moça tem algum problema de perseguição com ela.
Só ela fala a verdade, sabe de tudo, julga os outros.
Todos querem que aquele prédio vá pra o espaço, a hora é de crescer.
Sou a favor da CASA BAHIA, eu quero a minha cidade melhor.
Nunca vi praça nenhuma e isso é invenção pra bor dormir.
Muito me admiro se o terreno era doação público e que nunca servil ao seu povo.Somente os abastados, os cortinados.Que grande controvérsias.Essa educação foi planejada a servir aos filhos dos barões .Por que nas carreiras destas décadas toda não deu oportunidade aos povos ribeirinho e demais comunidade da região juazeirense.Ao meu vê não cumpriu a função social da educação em suas reais necessidades.Lamentavel!
Muito me admiro se o terreno era doação público e que nunca servil ao seu povo.Somente os abastados, os cortinados.Que grande controvérsias.Essa educação foi planejada a servir aos filhos dos barões .Por que nas carreiras destas décadas toda não deu oportunidade aos povos ribeirinho e demais comunidade da região juazeirense.Ao meu vê não cumpriu a função social da educação em suas reais necessidades.Lamentavel!
Muito me admiro se o terreno era doação público e que nunca servil ao seu povo.Somente os abastados, os cortinados.Que grande controvérsias.Essa educação foi planejada a servir aos filhos dos barões .Por que nas carreiras destas décadas toda não deu oportunidade aos povos ribeirinho e demais comunidade da região juazeirense.Ao meu vê não cumpriu a função social da educação em suas reais necessidades.Lamentavel!