A Codevasf já confirmou a reunião com os produtores rurais e as lideranças políticas para tentar solucionar as perdas nas plantações de banana de Santa Maria da Boa Vista, sertão de Pernambuco. O encontro acontecerá nesta terça – feira (05).
O que ocasionou a perda da plantação foi um vendaval que destruiu cerca de 90% da plantação de bananas do Projeto Fulgêncio.O projeto foi implantado há 23 anos e atualmente é um dos principais núcleos de fruticultura irrigada do Estado.
Para amenizar as perdas, o produtor Josemar Gomes reuniu os trabalhadores para aproveitar parte dos cachos das frutas, mas a grande maioria ainda estava verde e não poderá ser comercializada. “Está difícil. Eu acho que tomei um prejuízo de 90%”, avaliou.
Na cidade, cerca de 2.000 famílias cultivam bananeiras em uma área de aproximadamente 6.000 hectares, o que corresponde a aproximadamente 75% da produção. Segundo o secretário de agricultura de Santa Maria da Boa Vista, Jonas Lopes, os produtores não dispõem de nenhum tipo de seguro para compensar o investimento perdido.