Venturosa: Prefeitura é orientada a não contratar temporários, se há concursados

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2023 às 19:27

Foto: Ilustração

A Promotoria de Justiça de Venturosa (Agreste Meridional), vinculada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), expediu recomendação ao prefeito da cidade, Eudes Tenório Cavalcante, para não realizar contratação temporária de servidores em cargos que tenham candidatos aprovados em concurso público aguardando nomeação. O procedimento tem como objetivo garantir o respeito aos direitos dos candidatos aprovados e a continuidade da prestação dos serviços públicos.

O chefe do Executivo municipal deve, ainda, convocar e nomear os candidatos aprovados em concurso público para ocuparem os respectivos cargos, bem como remeter à Promotoria de Venturosa, no prazo máximo de 30 dias, toda a documentação que comprove a adoção das medidas.

A recomendação foi expedida a partir de várias reclamações feitas na sede da Promotoria de Venturosa e nos canais da Ouvidoria do MPPE. Os registros ressaltam que o Prefeito vem realizando contratos temporários, contratos simplificados ou minicontratos, para cargos nos quais há candidatos aprovados no último concurso público municipal, homologado em 2021.

Assinado pelo promotor de Justiça Filipe Coutinho Lima Britto, o documento destaca que não há respaldo legal para a realização de contratação temporária de servidores quando há candidatos aprovados em concurso público aguardando serem convocados para nomeação. A recomendação também ressalta que as contratações temporárias para cargos com candidatos aprovados no último concurso público municipal, configura ato de improbidade administrativa.

Princípios constitucionais

A medida se baseia nos princípios da “legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência”, previstos na Constituição Federal. Caso a recomendação não seja atendida, medidas judiciais cabíveis serão tomadas para a aplicação de sanções decorrentes de atos de improbidade administrativa. A íntegra da recomendação foi publicada no Diário Oficial eletrônico do MPPE do último dia 31 de agosto. O Blog deixa o espaço à Prefeitura de Venturosa comentar o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários