Engajado na causa da Crotalária Juncea, espécie de planta que ajuda no combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika), o vereador Ailton Guimarães não esmorece.
Em todas as sessões plenárias da Casa Plínio Amorim, ele faz a distribuição de algumas sementes da Crotalária a quem comparece ao plenário. E explica, para quem não sabe, qual a função da planta.
Ailton foi o autor de um projeto de lei, aprovado há dois anos, que implantou em Petrolina o programa de conscientização e distribuição de sementes da espécie, que além de atrair a libélula – inseto predador do Aedes –, também serve para fortalecer o solo. Segundo o vereador, em vários municípios do país onde a Crotalária passou a ser cultivada, os índices de dengue chegaram a quase zero. Quem quiser mais informação pode entrar em contato com o gabinete de Ailton pelo telefone (87) 3862-3781.
A Escola Padre Manoel de Paiva Netto tem essa planta, faz parte do projeto de combate ao Aedes aegytes da instituição a bastante tempo.
Deveria ter uma maior distribuição dessas sementes em Petrolina