Vereador condenado perde o mandato em Santa Maria da Boa Vista

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2009 às 15:17

Dois anos após a prisão, Jerry Adriane Gomes da Silva, o Nego de Lídio, considerado pela polícia um dos criminosos mais perigosos de Pernambuco, e de integrantes de um grupo liderado por ele, acusado de vários crimes no Sertão pernambucano, as consequências de decisões judiciais sobre o caso tiveram repercussão no campo da política. Mais precisamente em Santa Maria da Boa Vista.

O presidente da Câmara de Vereadores, Lucinaldo Neves Oliveira (DEM), confirmou ontem (16) o afastamento do vereador Pedro Juscelino Gomes da Silva (PPS), irmão de Nego Lídio, e mandou convocar o primeiro suplente, Aureliano Gonçalves Filho (PSDB), para ocupar a vaga.

O motivo do afastamento é que o Legislativo recebeu um ofício do Judiciário informando a condenação definitiva de Juscelino como integrante do grupo criminoso liderado pelo irmão. O advogado dele informou que entrou com um recurso para tentar reverter a decisão da Justiça.

Juscelino Gomes foi condenado a quatro anos e meio de prisão por formação de quadrilha, tráfico e furto, e seus recursos judiciais foram rejeitados, o último deles pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em maio: o tribunal considerou que a petição do recurso especial foi protocolado depois do prazo. Ele cumpre pena em regime semiaberto. A Justiça o considerou partícipe do grupo liderado pelo irmão. Pela lei brasileira, a decisão penal condenatória automaticamente suspende os direitos políticos do réu.

O advogado de Juscelino, João Olímpio de Mendonça, se disse confiante numa reviravolta no caso. “Quando entrei com o recurso estávamos no meio de uma greve de servidores da Justiça, quando os prazos estavam suspensos. Informei isso ao STJ e estou certo que o relator do caso vai reconsiderar sua decisão”, afirmou. Se o relator rever sua posição e receber o recurso, Juscelino Gomes retoma o mandato até que o STJ se pronuncie sobre o mérito da condenação. João Olímpio também negou participação do cliente com crimes. “Ele foi condenado com base em depoimentos de policiais que o investigaram, interessados a todo custo em provar que suas investigações estavam certas, sem se preocupar com os fatos”, advertiu.

Nego de Lídio foi preso pela Polícia Federal em abril de 2007, dentro da operação Ilha Encantada. O grupo liderado por ele é acusado de assassinatos, assaltos, estupro e tráfico de maconha.

Informações do JC Online 

Vereador condenado perde o mandato em Santa Maria da Boa Vista

  1. PROJETO FUNGÊNCIO disse:

    NEGO DE LÍDIO É UMA PESSOA BOA MUITOS ESTÃO SOFRENDO COM SUA FALTA…….

  2. benne. disse:

    PENA Q A OAB E SEUS MEMBROS COMPACTUA COM ESSES E VIVEM BUSCANDO BRECHAS NA LEI. MESMO SABENDO Q A SOCIEDADE CORRE SÉRIO RISCO. MAS INFELISMENTE TODOS TEM DIREITO A DEFESA. ATÉ CONFESSOS E RE-INCIDENTES.

  3. gringo disse:

    É inagreditável que uma pessoa que faz parte de uma quadrilha de assaltos, assassinatos, estupros e tráfico de drogas, seja politico talvez se fosse um cidadão comum não tivesse essa oportunidade.

  4. Liu disse:

    O candidato a qualquer cargo político que seja tem que “ficha” e maõs limpas ! Por que o cidadão pra assumir um concurso público não pode ter o nome nem no spc/serasa e o politicos que são condenados por vários tipos de crime continuam em seus cargos, recebdendo salários e benefícios públicos ???

  5. Greyce disse:

    É muito fácil jugar ou “rotular” alguém pelo que ouvimos falar…Mas tudo bem, a midia realmente trabalha através de informaçãoes,veridicas ou não,o que importa de fato é ter o que publicar para assim obter audiencia…Será que realmente havia uma quadrilha???Pergunta essa que não fazem,apenas condenam…Mas pq se surpreender???rsrs…
    Já deveria está acostumada com esse tipo de comportamento do ser humano!!!

  6. Anonimo disse:

    Senhorita Greyce, só estais defendendo por que voce se beneficia

    1. GREYCE disse:

      Não ,de forma alguma,como eu poderia me beneficiar?
      E não é uma questão de DEFESA,mas de expressar minha opinião,,já que vivemos em um país onde a DEMOCRACIA e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO fazem parte do nosso sistema.

  7. GREYCE disse:

    Não,sei se o sr. conhece o principio do devido processo legal(inciso LIV do art.5° da CF) e do contraditório e da ampla defesa(inciso LV e LVI do art. 5° da CF),ambos são essências para que haja um processo.Então não é questão da OAB compactuar, são princípios legais que devem ser respeitados.E estão em nossa CF.

  8. Anônimo disse:

    eu acho que nao pode ser uma pessoa boa

  9. Duda costa disse:

    concordo plenamente com voce greyce,o povo se acha no direito de julgar os erros aleios, sendo que cada um é dono da sua vida,e fazemos dela o q quizermos….
    O ZÉ POVIM O Q VCS TEM É INVEJA,INVEJA DA CORAGEM QUE UNS TEM, VCS NAO….
    VAO CUIDAR DA VIDA DE VCS……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários